Com bolos felpudos, empreendedora 60+ se reinventou na aposentadoria

28 de Fevereiro de 2025 | Larissa Gabriel Alvares

Marcia Nogueira faz bolos personalizados sob encomenda em Curitiba | Créditos: Divulgação

Aos 62 anos, Marcia Nogueira descobriu novos hobbies na culinária e começou seu próprio negócio em Curitiba

Marcia Saporski Nogueira trabalhava há mais de 40 anos em marketing e publicidade, já foi redatora publicitária, produtora de conteúdo e consultora de projetos. A criação sempre foi um exercício constante em sua vida. Em 2022, recém aposentada, a ex-publicitária refletia sobre como aproveitar essa nova etapa: “Com a idade, acabou vindo o momento de encerrar as atividades, me aposentei. E de repente veio aquele vazio. Porque a gente tá acostumada a uma vida ativa, trabalhando e de repente, eu estava sentada no sofá, vendo séries todos os dias, porque não tinha mais o que fazer”, relata.

Foi quando seu filho, Guilherme Saporski, e sua nora, Giovana Lopes, que já não moravam mais com Marcia, a presentearam com um curso de confeitaria buttercream, que davam aos bolos uma textura diferenciada e chamativa. “Nem pensar”, “sou bem mais acostumada a fazer pratos salgados”, foram algumas das justificativas de Marcia para adiar aquele curso, mas não teve jeito. Com a insistência da família, ela assistiu às aulas e confeitou seu primeiro bolo.

Ao ver como a sogra tinha se saído em sua primeira tentativa, Giovana, decidiu postar uma foto do doce no Instagram, e de repente, Marcia tinha sua primeira encomenda. O hobby da confeiteira completa dois anos de empreendimento em abril, com pedidos sob demanda, ela faz cerca de quatro bolos por semana, atende eventos com mais de 50 pessoas e também ministra seus próprios cursos de confeitaria.

Personalização

A personalização é considerada um diferencial no negócio. A cada pedido recebido, Marcia faz reuniões com os clientes para entender os eventos e fazer uma decoração especial: “Os bolos tem um estilo próprio, um briefing prévio, são bolos únicos. Existe um estudo de cores e ocasiões. A clientela busca essa personalização”.

Os nomes dos sabores são inusitados e disruptivos e demonstram a criatividade da confeiteira: mania de você (bolo branco, com recheio de mousse de leite ninho e mousse de Sonho de Valsa), coração apaixonado (bolo branco, com recheio de brigadeiro branco, geleia de morango e ganache de chocolate branco), embriagado de amor (bolo de cacau 100%, com recheio de brigadeiro de whisky, ganache de Nutella e brigadeiro branco) e outros mais.

Atualmente, os bolos são feitos por Marcia e são entregues no município e na região metropolitana de Curitiba, sem delivery próprio. Marcia revela que seus planos de expansão não miram na abertura de lojas físicas ou contratação de funcionários. Neste 2025, a confeiteira pretende trazer novos sabores de bolo, novas técnicas, uma linha de sobremesas geladas, lembrancinhas gourmet personalizadas.

Captura de tela 2025-02-27 182642

Empreendedorismo na maturidade

Para quem deseja empreender após os 60 anos, Marcia incentiva e diz que todas as experiências vividas são valiosas, e tem muito a acrescentar em novos projetos que virão pela frente. Ter motivação também é importante para continuar persistente nos objetivos: “O que vai te fazer feliz? O que você pode fazer para contribuir para a sociedade? Porque a gente envelhece, mas isso não significa que não vamos mais contribuir”, reflete Marcia.

A empreendedora participa da criação de um projeto futuro que está em andamento: o MN Social na confeitaria, que visa ensinar pessoas de classe sociais mais baixas a empreenderem, não só por meio da confeitaria, mas com dicas e técnicas que possam capacitar e inspirar profissionais de diversas áreas.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!