27 de Novembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Da esquerda para a direita: Helenice Almeida, Andréa Volpa, Caio Volpa e Fernando Maegawa. | Créditos: Renato Ramaoki
Em entrevista exclusiva ao The Silver Economy, as gestoras Andréa e Helenice contaram as prioridades e os planos de expansão da empresa
Tudo começou há sete anos quando Andréa Volpa já atuava como motorista de maduros para outras companhias. Helenice Almeida precisava, por diversas vezes, chamar motoristas por aplicativo para transportar sua mãe, uma pessoa idosa ativa, de um lugar para o outro. No entanto, ela notava a falta de cuidado, olhares desconfortáveis e até mesmo perguntas invasivas que eram feitas pelos condutores. Em 2024, as duas uniram seus interesses em comum e idealizaram experiências para a criação de um meio de transporte particular específico para longevos: a Vô Seguro.
“Foi uma coincidência incrível, só que essas coincidências nunca vem por acaso, né?”, conta Helenice sobre o início do planejamento da empresa, que é reconhecida pela segurança, pontualidade e gentileza no atendimento ao cliente.
A Vô Seguro começou estrategicamente com uma equipe reduzida, onde somente veículos aprovados e pessoas conhecidas exerciam o trabalho. Andréa cedia seus três carros ao serviço e, quando necessário, alugava mais automóveis. Com o tempo e com o aumento da demanda, além de quatro motoristas fixos, as gestoras criaram um banco de dados de até 10 motoristas para dias cheios.
O serviço é realizado na região da grande São Paulo e atende uma média variável de 20 clientes por mês. Atualmente, a empresa possui parceria com outras companhias ligadas à longevidade, como Onix Cuidadores (rede de cuidadores e transportes para pessoa idosa), Koru (centro de longevidade ativa) e Acuidar (rede de cuidadores).
Trabalho completo
Existem muitas diferenças entre o trabalho realizado pela Vô Seguro e por aplicativos já existentes no mercado. Entre eles, podemos destacar a interação dos motoristas com os clientes (conversas e fomento à sociabilidade do longevo), acompanhamento em consultas (caso necessário), e auxílio na entrada e saída do veículo (frequentemente, os motoristas desembarcam os maduros acompanhados ou dentro de suas residências).
Além disso, os planos são feitos sob agendamento prévio, e os preços também são cuidadosamente avaliados pela equipe de gestão. A pontualidade é uma das prioridades para a empresa, e atrasos da equipe, salvo imprevistos, são fora de cogitação, principalmente pela quantidade de consultas e atendimentos médicos que acompanham: “Eu tenho uma cliente que faz hemodiálise, então não pode atrasar. Eu tenho cliente que faz quimioterapia. São coisas que você não pode atrasar”, diz Andréa.
Manter a qualidade no atendimento
A qualidade no atendimento ao cliente é um destaque perceptível até mesmo nos comentários do Instagram da Vô Seguro: “É uma equipe muito especial, transportam os clientes com atenção e cuidado, tanto na direção quanto na ajuda para sair do carro. Temos muita confiança no trabalho da equipe”, aponta um usuário. “Melhor atendimento para idosos. Super recomendo”, reforça outra.
No entanto, manter essa qualidade tem sido um dos maiores desafios para as gestoras: “Quando você fala que pagamos para o motorista 50, 55% [do valor da corrida], chove motorista. Ele não pensa que fazemos uma avaliação dele, que tem um treinamento. Ele [motorista] tem que ser comprometido, porque tem clientes que são mensais, então não tem feriado, não tem emenda de feriado…”, explica Andréa.
Caio Volpa, um dos motoristas mais elogiados pelos clientes nas redes da Vô Seguro. | Créditos: Renato Ramaoki
O compromisso em manter o padrão de atendimento faz com que as gestoras tenham que tomar precauções maiores nas decisões que envolvem expansão. No momento, a criação de aplicativo para a Vô Seguro não é uma ideia em execução, pois elas pretendem consolidar uma equipe capacitada maior e até para não confundir com outros aplicativos onde as corridas são realizadas de forma instantânea, sem agendamento prévio.
“O ‘boca-a-boca’ é o nosso melhor melhor marketing”, conta Helenice, se referindo a estratégias para alcançar novos clientes, “um cliente vai dizendo para o outro, que vai dizendo para o outro, e aí a gente vai aumentando”.
Rede de franquias
Em relação aos planos de expansão, as gestoras revelaram que pretendem expandir o serviço para rede de franquias no primeiro semestre de 2025, e já estão buscando investidores anjos. Helenice contou que algumas das regiões mapeadas para aderir à rede são Sorocaba e Botucatu, ambas cidades localizadas no interior de São Paulo.
Também, a utilização de carros adaptados, aumento da equipe e criação de mais parcerias com outras companhias no ramo da longevidade já estão nos planos da empresa.
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Uma das melhores empresas que já vi. Altamente comprometidas. Empatia sobra e profissionalismo também. Sem dúvida chega a emocionar o trabalho da Vó Seguro.