25 de Junho de 2025 | Redação The Silver Economy

Crédito: Katya – Pexels
Com propriedades regeneradoras, clareadoras e hidratantes, o óleo de rosa mosqueta se firma como um aliado poderoso para os cuidados com a pele
Com a chegada do inverno, a procura por produtos que cuidem e hidratem a pele aumenta. Não à toa, ativos potentes, naturais e multifuncionais ganham protagonismo nos meses mais secos do ano. Entre eles, um clássico da cosmética natural está reconquistando espaço nos banheiros e nas prateleiras: o óleo de rosa mosqueta. Apelidado de “novo elixir da beleza”, o ingrediente tem sido resgatado como solução eficaz para hidratar profundamente, clarear manchas, recuperar a barreira cutânea e suavizar sinais do tempo.
“O óleo de rosa mosqueta é extraído do fruto de uma planta que se desenvolve melhor em clima frio, como o do Chile. É rico em ácidos graxos, antioxidantes, vitamina C e retinóides naturais, o que o torna extremamente versátil para a pele”, explica a Tatiane Moraes farmacêutica e bioquímica, da Abalô Dermocosméticos.
Segundo a especialista, ele pode e deve ser usado em todos os tipos de pele, inclusive nas oleosas ou com acne, pois tem ação anti-inflamatória e cicatrizante. “É excelente para uniformizar o tom, clarear manchas pós-inflamatórias, suavizar estrias, linhas finas e promover uma hidratação profunda sem obstruir os poros“, completa.
A farmacêutica lista abaixo 3 formas práticas e potentes de inserir o ativo na rotina de cuidados com a pele durante o outono-inverno:
Com hidratante:
Pingue 3 gotas do óleo de rosa mosqueta puro no seu hidratante facial ou corporal antes de aplicar. Isso aumenta a hidratação, fortalece a barreira da pele e reduz a perda de água no frio.
Manchas na virilha e axilas:
Aplique o óleo puro à noite nas regiões. Se usar desodorante em creme, adicione 10 gotas do óleo no potinho e misture bem para aplicação diária.
Unhas fortes e saudáveis:
Com as unhas sem esmalte, aplique diariamente o óleo nas cutículas e unhas para nutrição, fortalecimento e crescimento saudável.
Tatiane aconselha o uso de marcas em que o ativo seja 100% puro e prensado a frio, o que significa que nenhum solvente ou calor excessivo foi utilizado na extração. Isso preserva todas as propriedades bioativas do ingrediente, garantindo sua máxima eficácia.
Os benefícios do óleo mosqueta também se destacam no tratamento de hiperpigmentações, como melasma e manchas de acne. Isso acontece por três vias principais:
– Estímulo da renovação celular (graças à vitamina C);
– Redução da inflamação cutânea (por conter ômega 3 e 6);
– Inibição da produção de melanina (devido ao ácido linolênico).
Além disso, a profissional reforça que sua ação antioxidante combate os radicais livres e estimula a produção de colágeno, ajudando na prevenção e suavização de rugas e linhas finas.
Durante o periodo diurno, o óleo “Pode ser aplicado diariamente, inclusive de manhã, desde que acompanhado de filtro solar obrigatório, a proteção solar deve sempre ser o último passo da rotina“, explica Tatiane. Sobre combinações com outros produtos, a profissional é clara: “Embora o óleo de rosa mosqueta já contenha vitamina C e retinóides naturais, sua combinação com ácido hialurônico é muito recomendada para aumentar a hidratação e o viço da pele“.

Tatiane Moraes, farmacêutica e bioquímica da Abalô Dermocosméticos | Crédito: Divulgação