Pesquisa revela perfil do networking de empresários brasileiros

29 de Janeiro de 2024 | Hever Costa Lima

Um networking sólido existe manter contatos regulares com os profissional

Crédito: Freepik

Problemas na construção de rede de relacionamentos já começam na faculdade

O networking é uma estratégia vital para a consolidação no mundo dos negócios. Ele envolve a formação de uma rede de contatos profissionais, permitindo a interação com stakeholders, a troca de experiências e a descoberta de conexões valiosas. Além disso, proporciona a oportunidade para o profissional se tornar um ponto de referência no ecossistema em que atua.

Além disso, uma rede de contatos robusta é a ferramenta perfeita para ascender a uma posição de destaque, conseguir uma promoção no trabalho ou até mesmo estabelecer parcerias com foco no empreendedorismo.

No entanto, um estudo realizado pelo IDCE (Instituto de Desenvolvimento de Conteúdo para Executivos), em 2023, que envolveu 650 executivos, revelou que os brasileiros ainda precisam melhorar suas habilidades de relacionamento profissional.

A pesquisa descobriu que, embora 80% dos executivos de empresas de médio e grande porte vejam o networking como uma estratégia importante para o mercado de trabalho, os profissionais mais jovens ainda não estão utilizando essa ferramenta de maneira eficaz.

Na avaliação de Fabrício Barbirato, diretor-executivo do IDCE, para o Infomoney muitas pessoas acreditam que ter uma boa rede de contatos significa simplesmente conhecer muitas pessoas e ser conhecido por elas. Ele argumenta que o networking vai além disso, e ressalta que uma rede de contatos eficaz é aquela em que as pessoas não apenas conhecem o profissional, mas também estão cientes de suas competências e habilidades.

O executivo destacou que estabelecer uma rede de contatos profissionais robusta e ser valorizado por suas habilidades no local de trabalho é uma prática comum nos Estados Unidos e na Europa. “Nestes países, há uma disposição entre as pessoas para se conhecerem e se informarem sobre suas competências. No Brasil, essa é uma realidade ainda em formação”.

Segundo o IDCE, a formação de uma boa rede de contatos profissionais é um desafio para os brasileiros desde a faculdade. O diretor-executivo do instituto afirma que as universidades brasileiras não oferecem disciplinas voltadas para a empregabilidade e o desenvolvimento de carreira dos alunos. Ele defende que as instituições de ensino deveriam preparar os estudantes para o mercado de trabalho, ensinando habilidades comportamentais que são essenciais para o crescimento profissional, além das habilidades técnicas.

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