Número de trabalhadores com mais de 60 anos quase dobra no Brasil

22 de Novembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares

Maduros conectados no notebook | Créditos: Divulgação

Especialista em RH, explica como as mudanças demográficas e econômicas têm influenciado na participação desse público no mercado de trabalho

O Brasil tem registrado um aumento significativo no número de trabalhadores com 60 anos ou mais. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do IBGE, mais de 8 milhões de pessoas dessa faixa etária estavam ocupadas no segundo trimestre de 2024, quase o dobro em relação a 2012. Ana Carolina Guerra, especialista em recursos humanos e diretora da POP RH, aponta as principais razões para esse fenômeno, que está transformando o mercado de trabalho.

Nos últimos anos, o Brasil tem vivenciado um envelhecimento populacional significativo, o que tem refletido diretamente no mercado de trabalho. Segundo a Pnad, o número de trabalhadores com 60 anos ou mais subiu de 4,9 milhões em 2012 para mais de 8 milhões em 2024. “Esse aumento reflete, por um lado, o ganho de qualidade de vida da população, que permite que muitos profissionais optem por continuar ativos por mais tempo e, por outro lado, chama atenção para questões econômicas, já que muitos ainda buscam complementar a aposentadoria”, comenta, Ana Carolina Guerra.

Segundo a especialista, embora existam diferenças de ritmos e expectativas entre trabalhadores mais jovens e os com mais de 60 anos, essa diversidade etária pode ser altamente benéfica. “Profissionais mais experientes têm uma bagagem valiosa de conhecimentos e habilidades práticas que podem ser fundamentais para a tomada de decisões e para o desenvolvimento de uma cultura organizacional sólida. Esses profissionais também têm um grande valor no atendimento ao cliente e, muitas vezes, são excelentes mentores para as gerações mais novas”, explica, acrescentando que o aumento desse público no mercado de trabalho também impõe desafios para as empresas, especialmente no que se refere a integração de diferentes gerações dentro do ambiente corporativo.

Para se preparar para essa nova dinâmica, as empresas precisam implementar medidas que promovam a inclusão e a adaptação das condições de trabalho. A ergonomia e o bem-estar físico são essenciais, assim como treinamentos específicos para garantir que os profissionais mais velhos se sintam capacitados a utilizar novas tecnologias. O suporte contínuo e a adaptação das ferramentas digitais são fundamentais para superar qualquer barreira tecnológica que possa existir”, conclui Ana Carolina.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!