28 de Maio de 2025 | Redação The Silver Economy

Profissionais 45+ | Foto: Uinstock
A pesquisa, desenvolvida pela Talento Sênior, também apresenta quais são os principais desafios que eles ajudam a resolver, especialmente nas PMEs
Dados recentes da Talento Sênior – empresa de Talent as a Service, que promove a trabalhabilidade de profissionais 45+ sob demanda – mostram que os setores de Consultoria, Serviços, Agro, Educação, ONG, Logística, Indústria, ESG e Tech lideram as oportunidades para talentos mais experientes. Além disso, os perfis prioritários para contratação, especialmente por PMEs, são por profissionais estrategistas nas áreas: comercial, finanças, RHs. gerentes de processos e qualidade.
Segundo a CDO da Talento Sênior, Cris Sabbag, as PMEs estão focadas em eficiência e resultados na busca de crescimento sustentável alinhado às necessidades de mercados dinâmicos. Por isso preferem apostar em profissionais com expertise, capazes de impulsionar vendas, otimizar a gestão financeira, estruturar políticas de pessoas e aumentar a eficiência operacional.
Segundo a apuração, os desafios que os profissionais maduros são mais demandados, por segmento são:
Consultoria: atuação em projetos de estratégia, eficiência operacional, transformação digital e inovação.
Comercial: capacidade de expandir carteiras de clientes e gerar receita em mercados competitivos.
Finanças: CFOs e gerentes financeiros mais maduros para garantir rigor na gestão de custos e apoiar o crescimento sustentável.
RH: gestores com vivência para estruturar processos de atração, retenção e desenvolvimento de talentos.
Processos e Qualidade: experientes na padronização de operações e melhoria contínua, profissionais desse perfil apoiam o aumento de eficiência interna.
Neste cenário de PMEs, segundo Cris Sabbag, o modelo de contratação no conceito TaaS (Talent as a Service), do qual a Talento Sênior foi a primeira empresa no Brasil a propor, favorece a contração de profissionais 45+, já que oferece: flexibilidade, sem burocracias hierárquicas; especialização para atuar por projeto, de forma temporária e interina; resiliência com profissional mais preparado para crises e estruturação interna.
O modelo TaaS permite ao profissional 45+ negociar os dias/horas que ele pode dedicar a cada empresa que desejar atender. A vantagem para as empresas é contar com a experiência de um profissional que teve uma carreira de destaque, com conhecimentos relevantes, e que poderá ser utilizada em um projeto específico ou para a solução de problemas.
“A contratação dos 45+ está conectada diretamente aos desafios mais críticos das empresas: crescer com segurança, profissionalizar a gestão e aumentar a eficiência. Profissionais maduros trazem não apenas conhecimento técnico, mas maturidade emocional e visão estratégica, fundamentais para enfrentar períodos de incerteza”, afirma a equipe da empresa.