Conheça onze perfis dos consumidores maduros ativos no mercado

30 de Setembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares

Mulher madura pratica exercício | Créditos: Marcus Aurelius – Pexels

Jeff Weiss, fundador da Age of Majority, divulgou onze perfis de consumidores com mais de 55 anos no mercado para que empresas possam conhecer melhor o público longevo

Por muitas vezes, marcas e empresas sentem dificuldade de entender e incluir o público maduro em seus projetos. Isso faz com que muitos desses consumidores se sintam excluídos do mercado. Para Jeff Weiss, fundador da consultoria de marketing Age of Majority, isso acontece pela interpretação equivocada de que maduros são um grupo consumidor homogêneo, sem diversidade e individualidade de seus hábitos.

Observando esse movimento, a consultoria, focada em promover a diversidade etária e desconstruir estereótipos relacionados ao envelhecimento, desenvolveu uma pesquisa com consumidores maduros ativos para entender a complexidade desse público. A pesquisa identificou 11 personas (representações fictícias de clientes ideais) baseadas em: filosofia de vida, condições de saúde e atitude em relação ao envelhecimento.

Ainda, foi divulgado que os maduros ativos representam cerca de 75% dos consumidores do mercado de pessoas com 55 anos ou mais. Esses podem ser identificados como: Fisicamente ativos (se exercitam ou praticam esporte pelo menos uma vez por semana); Socialmente ativos (se comunicam diariamente com amigos, familiares ou colegas pessoal ou remotamente); Mentalmente ativos (leem diariamente, compartilham opiniões e/ou buscam novos conhecimentos e educação mensalmente); e Digitalmente ativos (possuem acesso a internet, usam ferramentas digitais ou realizam buscas online diariamente).

Conheça os onze perfis de consumidores maduros:

  1. 1. Focados na aptidão física (fitness focused):
    Querem aproveitar todos os benefícios da malhação e dos esportes, para terem saúde e se sentirem bem. Rejeitam limites impostos pela idade.
  2.  
  3. Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem mais jovens (menos de 65 anos); Serem mulheres; Terem uma renda alta (mais de $100,000 de dólares ao ano).

 

2. Em processo de adaptação (adapters):
Embora se deem conta de que será preciso fazer ajustes no estilo de vida para garantir uma longevidade ativa, estão no caminho entre a conscientização e a ação.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem mais velhos (mais de 65 anos); Serem mulheres; Serem casados; Morar em subúrbios; Terem um bacharelado ou outro diploma acadêmico.

3. Desafiando o tempo (age challengers):
Grupo que investe muito na aptidão física, mas vai além. Seu mote é não diminuir o ritmo em todas as atividades e viver novas experiências.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Terem uma renda alta (mais de $100,000 de dólares ao ano); Se exercitarem diariamente.

4. Exploradores (life explorers):
Não deixam que o envelhecimento os impeça de viver novas experiências. São os potenciais “early adopters”, consumidores que logo incorporam novos produtos e serviços.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem homens; Morar em áreas urbanas; Serem solteiros; Serem avós ou avôs.

5. Perfeccionistas (peak performers):
Estão sempre tentando fazer o melhor, não importa em que área. Procuram ferramentas para manter sua excelência.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem homens; Serem divorciados; Serem avós ou avôs.

6. Pouco ambiciosos (contented coasters):
Têm consciência da importância de se cuidar, mas seu foco está mais no presente do que no futuro. Não gostam de ser pressionados em questões envolvendo saúde.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem mais velhos (mais de 65 anos); Serem mulheres; Serem casados; Terem um bacharelado ou outro diploma acadêmico; Serem donos ou donas de casa.

7. Batalhando pela saúde (health battlers):
Convivem com doenças crônicas que podem até trazer algum tipo de incapacidade e gostariam de marcas que os ajudassem a garantir seu bem-estar.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem mais velhos (mais de 65 anos); Serem mulheres; Morar em áreas rurais; Terem uma renda baixa (menos de $100,000 de dólares ao ano).

8. Apreciadores da vida (life embracers):
Com uma visão positiva das coisas, querem viver os pequenos bons momentos: um jantar com amigos, um bom vinho, um programa cultural.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem mais velhos (mais de 65 anos); Morar em áreas rurais; Terem uma renda baixa (menos de $100,000 de dólares ao ano).

9. Aprendizes (lifelong learners):
Querem continuar aprendendo e buscando soluções para suas vidas e a dos que os rodeiam. Perseguem produtividade, independência e autonomia.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem mais jovens (mais de 65 anos); Serem solteiros; Serem locatários de casa; Terem uma renda baixa (menos de $100,000 de dólares ao ano).

10. Produtores (producers):
Sua principal motivação é se manter envolvidos em projetos. Para quem está de fora, parece que nunca conseguem relaxar. Boa parte dos empreendedores mais velhos está nessa categoria.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem locatários de casa; Terem uma renda baixa (menos de $100,000 de dólares ao ano).

11. Guardiões de relacionamentos (relationship keepers):
Seu perfil é de cuidador, sua vida gira em torno da família e dos amigos. Serviços associados ao bem-estar das pessoas os interessam, porque estão sempre pensando em como ajudar os outros.

Em comparação com outros ativos, são mais prováveis a: Serem mais jovens (menos de 65 anos); Serem mulheres; Serem avós ou avôs.

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