18 de Junho de 2025 | Larissa Gabriel Alvares

Foto: Divulgação
Atriz e apresentadora conhecida pela personagem Penélope, do programa Castelo Rá-Tim-Bum, é novo rosto em lançamento da Singer
A atriz e apresentadora Angela Dippe, conhecida pela personagem Penélope, do programa Castelo Rá-Tim-Bum, integra a nova campanha digital da Singer, manufatura norte-americana de máquinas de costura com mais de 173 anos de história. No vídeo de estreia, veiculado nas redes sociais da marca e da TV Cultura, Penélope comanda um “plantão especial” anunciando uma curiosa “chuva de tulipas de tecido”, que estaria despertando surtos de criatividade por todo o país.
A ação destaca a escolha de uma influenciadora 60+ como protagonista da narrativa, refletindo o compromisso da Singer em promover uma comunicação inclusiva e intergeracional. Segundo a marca, o objetivo é se conectar tanto a quem costura há décadas quanto a quem está descobrindo agora o universo da costura criativa.
Público de muitas gerações
Dados de pesquisas internas da empresa revelam um público altamente diversificado entre seus consumidores. Atualmente, pessoas entre 18 e 34 anos já representam 37% das vendas realizadas no e-commerce da Singer, impulsionados pelo interesse crescente em hobbies criativos, empreendedorismo e conteúdos digitais. As demais faixas etárias também seguem relevantes: 20% dos consumidores têm entre 35 e 44 anos, 18% entre 45 e 54 anos, 15% entre 55 e 64 anos, e 11% têm mais de 65 anos.
O levantamento também indica que 58% dos entrevistados utilizam suas máquinas para atividades como confecção de roupas para a família, customização de peças próprias, costura para animais de estimação, produção de presentes e criação de roupas para doação.
Marketing e nostalgia
Quase bicentenária, a Singer mantém a relevância dialogando simultaneamente com quem aprendeu a costurar em máquinas herdadas da família e com quem descobre agora, nas redes sociais, que o feito-à-mão pode ser negócio e expressão de estilo. “A Singer atravessa gerações porque se reinventa sem perder a essência. Trazer a Penélope de volta, vestida de rosa nostálgico, mostra que criatividade não tem idade e que cor também conta histórias. Nosso marketing precisa refletir essa pluralidade: estamos no feed de quem está começando agora e, ao mesmo tempo, na memória afetiva de quem costura há décadas”, afirma Concheta Feliciano, diretora de Marketing e E-commerce da SVP Worldwide.
O apelo à nostalgia por meio de referências a programas, músicas e elementos que remetem à juventude é uma estratégia recorrente no marketing. Martin Henkel, especialista em longevidade e marketing 60+, destaca em seu artigo que: “A nostalgia tem se mostrado uma poderosa ferramenta para impulsionar pequenos negócios, conectando-se com os consumidores em um nível emocional profundo, que resgata vivências, experiências e sobretudo, sentimentos que estão guardados na ‘pilha’ de memórias”.
A campanha digital permanece no ar durante todo o mês de junho com conteúdos da personagem Penélope nos perfis da Singer e da TV Cultura, e ganha as ruas em julho, quando desembarca em São Paulo com uma ativação 360° que será realizada em um grande evento, convidando o público a vivenciar, ao vivo, essa “chuva” rosa de criatividade.