TIM amplia inclusão de profissionais 60+

08 de Outubro de 2025 | Redação The Silver Economy

Crédito: Divulgação

Companhia registra avanço de 13% na representatividade e aposta em programas pioneiros de empregabilidade, capacitação e combate ao etarismo

A TIM reforça sua estratégia de diversidade e inclusão com resultados expressivos no pilar geracional. Desde a criação do programa em 2019, a companhia aumentou em 13% a representatividade de pessoas 60+ em seu quadro de pessoas colaboradoras, sendo 34% desse público atuando nas áreas de tecnologia e engenharia, percentual muito superior à média de mercado, que varia de 12% a 17%.

A trajetória de Fátima Aparecida Wardani, 61 anos, consultora de relacionamento da TIM em São Paulo, reflete os impactos positivos dessa política. Contratada em 2025, ela atua em home office e destaca o acolhimento recebido desde sua chegada. “Minha experiência na TIM tem sido uma das mais fantásticas. Me sinto acolhida, ouvida, vista, e tenho tido uma troca muito positiva com todas as pessoas com quem tive contato”, afirma. Para Fátima, a inclusão de profissionais com mais de 60 anos é fundamental para quebrar estigmas ainda presentes no mercado. “Somos profissionais ainda muito capazes, com muito a contribuir para a produtividade nas empresas. A ideia de que não somos pessoas inovadoras ou tecnológicas é uma visão distorcida. O que eu não souber eu vou perguntar, assim como também posso ensinar quem está começando ou tem alguma dúvida”, completa.

Fátima Aparecida Wardani, 61 anos, consultora de relacionamento da TIM em São Paulo

Iniciativas do pilar geracional

A TIM estrutura uma série de iniciativas que apoiam a empregabilidade, o desenvolvimento profissional e o bem-estar do público 60+. Entre elas estão o programa interno de indicação de currículos “Chama pro TIMe e o “banco de talentos afirmativo 50+”; o Teclado Consciente, aplicativo gratuito que alerta para o uso de termos etaristas e sugere substituições inclusivas; e a consultoria jurídica gratuita, que oferece orientação ilimitada sobre direitos ligados à diversidade geracional e assistência dedicada em casos de etarismo. 

A companhia também disponibiliza apoio emocional com assistente social própria e psicólogos(as) com representatividade, promove campanhas publicitárias que valorizam a longevidade, e mantém um calendário corporativo dedicado a datas de diversidade geracional.

“Acreditamos no valor da diversidade geracional como um pilar essencial para a inovação e a sustentabilidade dos negócios. A troca entre diferentes experiências de vida enriquece nossa cultura e amplia nossa capacidade de inovar. Queremos ir além e garantir que a TIM seja um espelho da demografia do país, com ambientes inclusivos, oportunidades reais para todas as idades e reconhecimento de que cada geração tem muito a ensinar e a aprender”, afirma Erika Alves, Gerente Sênior de Cultura, Diversidade e Inclusão.

O Programa de Inclusão Geracional, já certificou mais de 400 colaboradores e colaboradoras e alcançou NPS de 97, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento contínuo. Complementam esse esforço o “Censo de Diversidade, Inclusão e Bem-Estar”, que orienta iniciativas a partir de dados com possibilidade de filtrar o público 45+, o grupo de afinidade Gerações+ e a adoção de políticas internas específicas de diversidade & inclusão e de combate ao etarismo, consolidando a pauta como estratégica para a cultura organizacional e para o negócio.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!