04 de Julho de 2025 | Redação The Silver Economy

Crédito: Edivan Rosa / Divulgação
A empresa BoxiFarma faz a unitarização dos medicamentos de forma robotizada, comercializando fitas com as doses exatas para cada cliente
Com uma população composta por 15% de pessoas com 60 anos ou mais – índice 56% maior do que o registrado em 2010 –, o Brasil deve enfrentar, nos próximos anos, um processo de envelhecimento populacional ainda mais acelerado. Diante do aumento na expectativa de vida global, muito tem se falado na economia prateada, aquela impulsionada por indivíduos com os cabelos já grisalhos. Aqui no país, esse segmento deve ter um salto de 60% até 2030, segundo estimativas são do World Data Lab.
Criada para atender esse público, a startup gaúcha BoxiFarma revolucionou a entrega de medicamentos para residenciais sêniores e serviços de home care. A empresa faz a unitarização dos medicamentos de forma robotizada, utilizando equipamentos especializados para essa operação. Fundada em Porto Alegre e com sede em São Paulo, a BoxiFarma utiliza um software e um robô para colocar em uma fita plástica, a Boxifita, a dose correta que cada paciente precisa tomar em cada dia e horário, conforme receituário médico.
Por meio da inteligência artificial IBM Watson em conjunto com farmacêuticos da empresa, também são feitas análises para avaliar possíveis interações medicamentosas. A solução garante segurança, conforto e mais tempo para que os profissionais dessas instituições dediquem aos cuidados dos pacientes.