Setor de turismo está em ascensão e é prioridade para 42% dos brasileiros 50+

14 de Novembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares

Mala e passaporte | Créditos: nappy – Pexels

Iniciativas nacionais e empresas voltadas ao setor de viagens fomentam a economia prateada no país

Dados divulgados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), em setembro deste ano, indicam que o setor de turismo está finalmente se estabilizando após o período de pandemia da Covid-19. O número de domicílios em que houve viagem aumentou em 68,5% de 2021, onde o número era de 9,9 milhões, para 2023, agora com 15,3 milhões.

Na distribuição das viagens pessoais realizadas por motivo de lazer, de 2020 para 2023, houve redução de 9,4 p.p. das viagens em busca de sol e praia, e um aumento de 6,0 p.p. das viagens em busca por cultura e gastronomia. Os novos comportamentos do consumidor no setor despertam a curiosidade para atender as demandas deste público.

Na economia prateada, existem empresas que oferecem serviços voltados exclusivamente ao turismo e hotelaria para pessoas maduras. Essa é a proposta do Residencial Club Lege, por exemplo: um hotel para pessoas idosas que fica localizado na região do Parque Estadual do Jaraguá, em uma área verde de 110 mil metros quadrados que fica a apenas 30 minutos do centro, na zona oeste de São Paulo.

As modalidades oferecidas permitem o acesso a toda infraestrutura do local ao longo de um dia, um final de semana ou uma temporada. Segundo o site oficial da companhia, esse tipo de hospedagem é ideal para quem deseja fazer novas amizades e compartilhar vivências.

Turismo Prateado

O estudo Tsunami Latam 2023, realizado pela Data8, No pausa, OpinionBox e Pontes, compila uma série de dados sobre o envelhecimento da população latino americana. Entre as tendências deste grupo, foi divulgado que “viagens e turismo” são uma prioridade para 42% dos brasileiros com mais de 50 anos no país. Tal tópico está entre os assuntos mais recorrentes na rotina de 50% dos latino-americanos dessa faixa etária, ficando atrás apenas de “saúde”.

Analisando toda a América Latina, os serviços de viagem representaram 39% de preferência entre as demandas de produtos e serviços, para latinos de 55 a 64 anos. Ainda, 57% das 8.545 pessoas entrevistadas com mais de 55 anos afirmam que querem viajar mais.

Iniciativas nacionais

Lançado oficialmente em julho deste ano, pelo Ministério dos Portos e Aeroportos, o programa Voa Brasil faz parte de uma série de iniciativas do governo federal para facilitar o acesso a serviços essenciais. Com o programa, todos os aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem viajar pelo país com passagens de até R$ 200 por trecho, independente da faixa de renda.

Entre os requisitos, podem adquirir a passagem aposentados do INSS que não tenham viajado de avião nos últimos 12 meses. Também, será necessário que a conta do gov.br do indivíduo esteja no nível prata ou ouro (para subir de nível, é necessário atualizar os dados com documentos).

Segundo o governo, cerca de 23 milhões de pessoas podem ser beneficiadas pelo primeiro programa de inclusão social da aviação brasileira.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!