Porto Alegre é a base do residencial sênior de luxo

16 de Setembro de 2025 | Por Amanda Albela

Créditos: Reprodução – ABF Developments 

Com custo médio de R$ 15 mil por mês e serviços personalizados de acordo com as necessidades, a cidade ganha um novo jeito de viver a longevidade

Você já ouviu falar em residenciais sênior de alto padrão? Essa é uma tendência que vem crescendo no Brasil e que agora ganha mais força em Porto Alegre, cidade que está entre as capitais com maior concentração de pessoas idosas no país.

Conhecida por transformar os espaços onde empreende, a construtora e incorporadora gaúcha ABF Developments assina o Caiz Downtown Sunset, com Valor Geral de Vendas (VGV) de R$ 140 milhões, e o Demétrio Premium Lofts View, com VGV de R$ 106 milhões. Ambos os empreendimentos se localizam no Centro Histórico de Porto Alegre e são voltados ao público em geral. No entanto, a ABF tem apostado em um projeto inovador, dedicado ao público sênior: em parceria com a Unimed Federação/RS, lançou, em 2024, o Magno, com empreendimentos que seguem o conceito de premier senior living, muito comum na Europa e nos Estados Unidos, que une conforto, saúde e bem-estar em um só lugar para quem tem 60 anos ou mais.

Idealizamos esse projeto para um cenário em transformação, com a população cada vez mais longeva e exigente“, destaca o CEO da ABF, Eduardo Fonseca. Na avaliação do executivo, a proposta do Magno é manter o padrão de bem-estar das pessoas ao longo do tempo. “Esse público e seus familiares buscam ambientes amigáveis e uma ajuda integral centrada na pessoa, promovendo a saúde de maneira personalizada.” 

Como funciona esse modelo de moradia?

O Magno Menino Deus, um dos empreendimentos lançados pela incorporadora, terá 190 unidades privativas todas entregues prontas para morar: mobiliadas, decoradas e com projeto acústico. O espaço foi pensado para oferecer conforto, acessibilidade e qualidade de vida. Tudo é planejado de acordo com o nível de independência e necessidade de cada residente, em pacotes personalizados. Como diferenciais, o Magno Menino Deus terá áreas comuns entregues e com enxoval, piscina coberta aquecida e sistema de desumidificação, além de acessibilidade universal em todos os espaços. As suítes privativas também são entregues 100% mobiliadas, equipadas e decoradas: do abajur à roupa de cama. Todo o empreendimento possui um projeto específico de acústica.

Além do apartamento, os moradores contam com:

  • – Áreas de lazer integradas à natureza;
  • – Assistência médica e psicológica da Unimed;
  • – Alimentação de qualidade;
  • – Serviços de limpeza;
  • – Atividades físicas, cognitivas e sociais.

Economia prateada em ascensão

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CEO da ABF Developments, Eduardo Fonseca

O CEO da ABF Developments, Eduardo Fonseca, morou durante um período, na década passada, na Espanha e observou a evolução desta configuração de moradia europeia. Desde então, começou a estudar o mercado sênior no Brasil, como tendências demográficas, redução da taxa de natalidade, crescimento da economia prateada em outros mercados. O empresário entendeu que faria sentido essa abordagem no mercado nacional, principalmente no Rio Grande do Sul, que apresentava índices demográficos no público 60+ superiores à média brasileira.

Esse tipo de empreendimento faz parte do que se chama de economia prateada, o conjunto de serviços e soluções para atender a população sênior. Com a inversão da pirâmide etária e o aumento da longevidade, o setor tem se mostrado uma oportunidade de mercado e também uma resposta às novas demandas das famílias.

Segundo a ABF, a ideia é oferecer uma alternativa moderna às casas de repouso tradicionais, com um ambiente que alia segurança, saúde e qualidade de vida.

Quanto custa viver em um residencial sênior de luxo?

Em entrevista ao The Silver Economy, Eduardo conta que para morar no Magno Três Figueiras, localizado em bairro homônimo da capital gaúcha, o valor médio da locação gira em torno de R$ 15 mil por mês. O preço custeia, inclusive, um restaurante no local com seis refeições, exames periódicos, apartamento adaptado, atividades regulares como cinema, hidromassagem, entre outras. Por ora, o projeto do curto prazo é expandir o conceito Magno e, no futuro, estudar como tornar viável soluções semelhantes e um custo mais baixo.

Embora seja voltado a uma parcela específica da população, o modelo vem conquistando investidores e já teve 100% das unidades vendidas em seus dois primeiros projetos“, diz o executivo.

A marca Magno propõe um mix do conforto dos melhores hotéis com serviços de saúde preventivos e de emergência em caso de necessidade. A ideia é ser uma casa que cuida do indivíduo só pelo fato de morar nela. Desta forma, como o projeto já nasce com características arquitetônicas mais elaboradas e com uma infraestrutura robusta e elegante, o valor agregado do projeto acompanha. 

De olho no futuro

Atualmente, a marca Magno Sênior Living já está no terceiro projeto. O Magno Três Figueiras, já finalizado e em operação, tem cerca de 70% de ocupação; o segundo, que está em construção, tem previsão de entrega para 2026. Por último, o Magno Menino Deus, lançado em 2024, tem previsão de entrega para 2027. Diante da aceitação positiva e cada vez mais consolidada por parte dos investidores que entenderam a relevância e a oportunidade desta categoria de empreendimento, a ABF Developments está em fase de conclusão do projeto de expansão da marca Magno para todo Brasil, começando por Santa Catarina e outras cidades gaúchas, mas também considerando o estado de São Paulo. Este último, porém, ainda se encontra em estudo de viabilidade. Diante deste cenário, as projeções são de pelo menos três novos projetos até o final de 2027.

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The Silver Economy

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