Por que falar sobre Senior Techs?

25 de Outubro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares

Mulher madura navega em notebook | Créditos: cottonbro studio – Pexels

Com foco no público maduro, startups voltadas aos 60+ fomentam o mercado de trabalho e dão destaque aos serviços de saúde, educação e mobilidade

A movimentação trilionária da economia prateada brasileira tende a crescer cada vez mais, tendo em vista o aumento da população longeva no Brasil. Segundo dados fornecidos pela consultoria de pesquisas personalizadas Data8, o mercado dos maduros movimenta mais de R$ 2 trilhões de reais por ano no país atualmente. Em complemento, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou neste ano dados sobre o envelhecimento da população: a proporção de pessoas 60+ no país quase duplicou, subindo de 8,7% em 2000 para 15,6% em 2023. 

Sabendo disso, observamos maduros ocupando novos espaços na sociedade, estimulando a convivência intergeracional e sendo consumidores ativos na economia. Nasce, então, um novo conceito no universo empresarial: as Senior Techs. O médico Egidio Dórea, professor da USP e diretor da Ativen, consultoria pioneira no setor no Brasil, explicou um pouco sobre esse conceito na revista Veja em 2023:

Senior Techs são inovações digitais escaláveis e inclusivas voltadas à população acima de 60 anos que se concentram em áreas como saúde, mobilidade, cuidado, lazer, aprendizado, finanças, relacionamentos sociais e paliação”, diz Egidio.

Com colaboração do  InovaHC, centro de inovação do Hospital das Clínicas de São Paulo, e da organização internacional Aging 2.0, a Ativem apresentou, em 2023, o primeiro mapeamento nacional de startups do segmento. A seleção teve como base os oito pilares dos desafios do envelhecimento elaborados pela Aging 2.0, que foram adaptados para refletir as necessidades dos maduros brasileiros.

Os 8 pilares são:

  • – Engajamento e propósito;
  • – Bem-estar financeiro;
  • – Mobilidade e movimento;
  • – Vida diária e estilo de vida;
  • – Coordenação do cuidado;
  • – Cuidadores;
  • – Saúde mental;
  • – Fim da vida. 
  •  

Como muitas startups utilizam a tecnologia em seus serviços e projetos, as Senior Techs também contribuem com a inclusão digital do público sênior, uma vez que a interação do consumidor com tal ferramenta pode ser intermediada pelo ambiente virtual.

Protagonismo e liderança

Mas, não é só no consumidor final que se encontra o público da Senior Techs. Muitos gerentes, fundadores e idealizadores destas startups também são maduros. O lugar que esses longevos ocupam, além de possibilitar o desenvolvimento de estratégias que realmente conversem com o consumidor, auxilia no combate ao etarismo presente em ambientes corporativos.

A equipe do The Silver Economy já realizou uma matéria com 4 nomes de empreendedores maduros que estão despontando na economia prateada, eles compartilharam um pouco de sua jornada até a longevidade e o objetivo de seus negócios.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!