12 de Setembro | Larissa Gabriel Alvares
Da esquerda para direita: Neivia Justa, Patrícia Siquieroli, Marcelo Murilo e Andréa Milan – Créditos: Amanda Albela
O painel “Desafios/Oportunidades: O impacto do Envelhecimento Populacional nas Empresas” foi composto por Marcelo Murilo, Vice-Presidente de Inovação, Tecnologia e M&A da Benner, Andréa Milan, Diretora de Pessoas, Gestão e ASG do Banco BMG, Neivia Justa, Diretora de Comunicação e Marketing da FSB, com mediação de Patrícia Siquieroli, Diretora de Transformação e Estratégia Comercial HDI Seguros.
Falando sobre responsabilidade social corporativa, Neivia contou quantas experiências etaristas já vivenciou nesse meio por fazer parte da equipe de recrutamento e seleção. Segundo Neivia, muitas empresas ainda não dão oportunidades de emprego em cargos maiores para pessoas maduras, o que acaba limitando as possibilidades de entrada e ascensão dessas pessoas no mercado de trabalho. “Se eu tenho uma pessoa que tem uma carreira, que tem um conhecimento, um talento e uma experiência, por que eu não uso?”, diz Neivia.
A capacitação da equipe para lidar com diferentes tipos de pessoas e situações no time de uma empresa foi um ponto levantado pelo painelista Marcelo: “Isso passa por uma questão de preparação dos executivos, de preparação do time deles desde o começo, para que a gente tenha a humildade e a capacidade de entender o momento do time. E a companhia também, a empresa, nós temos que entender o momento de cada uma das pessoas. Independente da idade”, diz o painelista.
Ainda, os palestrantes comentaram como a inclusão de pessoas longevas nas empresas podem ampliar e auxiliar na criação de produtos e serviços que atinjam um público etário maior.