Indústria da beleza e longevidade: marcas que conversam com o público maduro

29 de Outubro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares

Mulher madura cuida de sua pele | Créditos: Ron Lach – Pexels

Como o envelhecimento começou a ser abordado positivamente pelas empresas de cosméticos

As inovações na indústria da beleza são constantes. Com o passar dos anos, as marcas vão modificando seus produtos e ressignificando a comunicação com o público. O que antes não era visto com tanta atenção, hoje domina as prateleiras dos consumidores. Um aumento expressivo que pode ser usado como exemplo é o skin care, ou seja, uma classe de medicamentos e cosméticos que cuidam da pele.

Segundo a consultoria Statista, que considera outros canais de vendas para além das farmácias, o segmento de skin care no mercado brasileiro vai passar de US$ 3,16 bilhões em 2021 para US$ 3,53 bilhões em 2028. Isso se dará tanto pelo aumento da demanda quanto pela maior oferta de produtos.

Esse aumento do autocuidado também nos leva a pensar em como as marcas estão se comunicando com o público acerca da longevidade. Muitos produtos deixam de lado o termo “antienvelhecimento” e agora adotam elementos que comunicam a possibilidade de envelhecimento saudável aliado a tecnologia.

A beleza em prol da longevidade tem a ver com priorizar a saúde da pele e do corpo em vez de focar apenas na aparência da juventude”, diz Raquel Dommarco, especialista em tendências na WGSN, consultoria de tendência de comportamento e consumo, em entrevista a Elle.

Para a especialista, um dos acontecimentos decisivos para essa mudança foi a pandemia, onde a relação do indivíduo com o passar do tempo e principalmente com o envelhecimento foi reformulada na sociedade:  “Agora, a questão é que não dá mais para oferecer produtos ‘antienvelhecimento’. As pessoas estão mais cientes do quão incontornável é este processo. É preciso, portanto, iniciar conversas que encarem o assunto de uma maneira positiva, empoderada e, em certa medida, até comemorativa”, complementa Raquel.

No entanto, apesar do pro-aging parecer um movimento recente pela sua explosão nas mídias sociais, em 2008 algumas marcas de cosméticos foram precursoras do movimento e lançaram linhas voltadas para mulheres de pele madura com o conceito Beauty has no age limit, ou seja, beleza não tem limite de idade.

Em 2017, a revista norte-americana de beleza feminina, Allure, anunciou que  não usaria mais o termo anti-aging e desafiou a indústria de beleza a fazer o mesmo. Para Michelle Lee, editora-chefe da revista entre 2015 e 2021, é preciso celebrar a beleza em todas as idades e o uso do termo anti-age reforça a ideia de que o envelhecimento precisa ser combatido.

Vale lembrar que o envelhecimento saudável não se restringe ao espectro da estética e beleza, mas engloba um estilo de vida integrado, como incentivo a adoção de hábitos saudáveis, valorização das experiências e conhecimentos adquiridos com a idade e defesa de políticas e práticas que respeitem e apoie a população idosa. 

Stripes Beauty

Um exemplo de marca que tem como objetivo atender as necessidades das mulheres que estão na menopausa é a Stripes Beauty. Criada pela atriz estadunidense Naomi Watts, e recentemente adquirida pela L Catterton, fundo cofundado pelo grupo LVMH, a marca oferece tem como com diversos produtos que ajudam a aliviar os sintomas mais comuns no climatério. Entre eles, estão itens que combatem o afinamento dos fios de cabelo, o ressecamento da pele do corpo, e que restauram a lubrificação vaginal.

Além dos produtos, a marca norte-americana é comprometida em divulgar notícias que fomentam informações importantes sobre a menopausa e tiram dúvidas de muitas mulheres nesse período. A Stripes Beauty adere com orgulho ao termo pro-aging, fazendo referência direta ao movimento que propõe uma abordagem positiva para o envelhecimento.

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!