01 de Fevereiro de 2024 | Hever Costa Lima
Andrea Wojnicki, coach de comunicação executiva – Crédito: Divulgação
A economia prateada é um mercado em crescimento que se refere a pessoas com mais de 50 anos e suas necessidades de consumo. Para liderar neste cenário, é importante ter habilidades de negociação, comunicação, engajamento e gestão de conflitos. No entanto, a liderança é uma habilidade que pode ser desenvolvida e aprimorada com o tempo.
De acordo com Andrea Wojnicki, coach de comunicação executiva, líderes excepcionais transmitem autoridade e legitimidade para além do seu título formal. Eles demonstram liderança por meio de suas ações e comportamentos no cotidiano de trabalho.
“Como coach, frequentemente ouço histórias de executivos que se destacam nas competências técnicas necessárias, mas não sabem como se comunicar com o time. A habilidade de se comunicar é fundamental para estabelecer legitimidade junto a investidores e colaboradores, e, principalmente, inspirar e motivar a equipe”, escreveu Andrea para o artigo do Inc.
Na avaliação da especialista, pensar estrategicamente em como demonstrar liderança no cotidiano de trabalho pode ser uma vantagem competitiva importante para quem deseja avançar em seus objetivos profissionais corporativos. No contexto do mercado de longevidade, um líder eficaz deve transformar ameaças em oportunidades, gerir o presente enquanto desenvolve o futuro, e entender o negócio da empresa e suas singularidades.
Andrea contou que fui abordada por um fundador de uma startup de saúde com aspirações de estabelecer uma presença global. “Ele era muito respeitado por sua experiência em tecnologia. Apesar de seu status de fundador e CEO, suas habilidades de liderança não haviam sido comprovadas. Ele me perguntou como se diferenciar em relação a outros fundadores de startups para ser considerado um líder confiável, digno de investimentos e parcerias”.
Para responder ao executivo, Andrea Wojnicki listou estratégias distintas que reforçam o perfil de líder no cenário corporativo:
- Demonstre liderança de pessoas
“Quando pensamos em liderança, liderar pessoas é frequentemente o primeiro conceito que nos vem à mente. Incentivo gestores em todos os níveis a exercerem essa liderança, seja de maneira formal ou informal”, enfatiza Wojnicki.
“Líderes eficazes inspiram e são exemplos positivos para os demais na organização. Eles são referências. Eles conquistam seguidores”.
- Seja proativo
“Os líderes estão à frente. Eles são proativos, focados mais no futuro do que no passado ou no presente. Eles reconhecem tendências e estabelecem uma visão para o futuro”, observa Wojnicki.
- Crie uma mentalidade de crescimento
O primeiro passo para estabelecer sua reputação como um líder é escolher um tópico pelo qual você é apaixonado e no qual você possa compartilhar sua expertise. Isso pode ser um foco na indústria, um assunto técnico ou uma tendência emergente.
O segundo passo para solidificar sua reputação como um líder é disseminar e ampliar seus conhecimentos e ideias. Demonstre sua liderança de maneira informal em conversas cotidianas e de maneira formal em webinars e sessões de treinamento, nas redes sociais, através de artigos publicados, entre outros.
- Comunique-se com confiança
“Quando refletimos sobre líderes bem-sucedidos, geralmente pensamos em indivíduos que demonstram confiança e credibilidade. A confiança é um dos temas mais frequentes que meus clientes buscam em sessões de coaching. A notícia encorajadora é que a confiança é uma competência que pode ser desenvolvida”, destaca a especialista.
Ela ressalta que a habilidade de transmitir e inspirar confiança nas interações profissionais é um elemento fundamental da liderança.