23 de Julho de 2025 | Redação The Silver Economy

Créditos: Divulgação.
Especialista orienta como garantir bem-estar físico, emocional e financeiro de pessoas 60+
No próximo sábado, 26 de julho, é celebrado o Dia dos Avós, uma data conhecida por trazer luz e respeito aos que cuidaram das gerações anteriores. Com o envelhecimento populacional cada vez mais latente, com mais de 32 milhões de pessoas acima dos 60 anos, de acordo com o IBGE, estima-se que a geração prateada se torne uma das principais fontes de renda de suas famílias. Diferente da maioria de seus antecessores, mantêm-se cada vez mais produtivos, socialmente ativos, financeiramente independentes e preocupados com a longevidade. Todas essas características, porém, não eliminam a necessidade do cuidado, do carinho e da atenção que merecem, em especial no planejamento de um futuro a longo prazo.
Graças aos avanços em saúde e bem-estar, nossos idosos têm passado cada vez mais tempo conosco. Planejar o futuro é um ato de amor que deve começar cada vez mais cedo. Por isso, Antonio Leitão, especialista em Gerontologia e gerente do Instituto de Longevidade MAG, apresenta algumas dicas de como garantir respeito e cuidados com esses avós:
- Criar e manter uma regularidade nos cuidados físicos e emocionais – Visitas de rotina aos médicos para check-ups e exames preventivos; prática de exercícios que estimulem o ganho de força e elasticidade para manter a independência por mais tempo e garantir tempo de qualidade com a família e os amigos;
- Pensar no futuro hoje – Utilizar das vivências das gerações anteriores para a construção de um futuro mais sólido e consistente, de forma que não haja dependência financeira e emocional, por meio de planejamentos financeiros e investimentos conscientes;
- Escuta ativa e troca geracional – Debater expectativas e gastos financeiros, para a geração de aprendizado e oportunidade de planejamento das finanças da família como um todo. Cuidado e orientações para o funcionamento das redes e aplicativos ajuda a evitar golpes e abusos, aos quais costumam ser mais suscetíveis.
- Fazer-se presente no cotidiano de idosos previne uma série de problemas futuros e, muitas vezes, silenciosos, como casos de violência emocional, física ou patrimonial, assim como sinais de ansiedade, depressão e confusão mental.
“A longevidade não é mais uma realidade distante. O tipo de sociedade que desejamos para o nosso próprio envelhecimento é a que devemos construir desde já, pois cada escolha e decisão tomada hoje reverbera para no presente e, principalmente, no futuro. É necessário quebrar preconceitos e paradigmas”, comenta Leitão.
O Instituto de Longevidade MAG oferece conteúdos gratuitos e acessíveis para apoiar tanto os idosos quanto as suas famílias. Dentre eles, os destaques são o Guia da Longevidade Financeira, que traz, de forma simples e clara, maneiras de como organizar as finanças e obter autonomia econômica na maturidade. Já o E-book da Previdência Complementar tem por objetivo explicar aos leitores o que é a previdência e direcioná-los sobre o planejamento para a aposentadoria, indo além da dependência governamental.