09 de Outubro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Urna eletrônica | Créditos: Reprodução – TRE-RN
Portais estaduais e municipais, como Assembleias, Prefeituras e Câmaras são atualizados diariamente sobre os eventos políticos ocorridos
As eleições municipais deste ano aconteceram neste último domingo (06/10), e algumas cidades, como a grande São Paulo, terão o segundo turno para eleger seus prefeitos ainda este mês (27/10). Os votos são responsáveis por eleger os prefeitos e os vereadores que participarão do poder legislativo e executivo durante os próximos quatro anos.
Na época de eleições, é necessário se manter antenado e bem informado sobre as propostas dos partidos e dos candidatos que estão concorrendo, para então decidir seu voto com ciência. No entanto, mais importante do que somente analisar propostas, é essencial acompanhar a execução destes projetos e o posicionamento dos políticos durante o período de mandato.
Na matéria de hoje, a equipe do The Silver Economy vai te dar algumas dicas de mídias para acompanhar o movimento do parlamento e fomentar a cidadania.
Portais das Assembleias Legislativas Estaduais:
Segundo o glossário do congresso nacional, as Assembleias Legislativas são definidas como órgão do Poder Legislativo de cada estado da Federação cujos membros são eleitos pelo povo e ao qual cabe elaborar, discutir e aprovar as normas jurídicas de sua competência. As reuniões como sessões ordinárias, atos solenes e votações no parlamento são transmitidas para o público por meio das plataformas oficiais da Assembleia nas redes, assim como são noticiadas em seu próprio portal. Dessa forma, é possível acompanhar o posicionamento dos políticos em diversos assuntos atuais e os eventos promovidos pelo partido, bem como conferir a tramitação de projetos de Lei no Site da Assembleia.
Portais das Prefeituras Municipais:
As Prefeituras municipais são responsáveis pelo poder executivo das cidades, determinando a cobrança de impostos e taxas que, por sua vez, devem custear obras, serviços e políticas essenciais para os habitantes. Alguns exemplos de serviços mantidos pelas prefeituras brasileiras são: a limpeza e a iluminação públicas; o sistema de transporte urbano; as ambulâncias e serviços de saúde municipais; a educação infantil (creches, pré-escolas) e o ensino fundamental; e a formação da guarda municipal. Em seus sites oficiais, é possível checar a transparência desses investimentos.
Portais das Câmaras Municipais:
Compondo o poder legislativo das cidades, as Câmaras são ocupadas por vereadores que discutem e aprovam leis do município, além de fiscalizar o trabalho do poder executivo (Prefeitura). Dentro das câmaras, acontecem sessões diárias de discussão sobre esses projetos que são transmitidas e noticiadas para o público através de seus portais oficiais.
Veículos que cobrem política:
O jornalismo vem como pilar da democracia, divulgando informações que constroem a opinião pública. Muitos veículos tradicionais têm editorias dedicadas à política, e, com a expansão do digital, as notícias podem ser acessadas em diversas plataformas virtuais, de maneira mais dinâmica.
Mas atenção! É importante manter um olhar crítico do que é postado. Dados verdadeiros podem ser transmitidos de diferentes formas, e resultar em diferentes interpretações. Por isso é necessário comparar as informações com mais de uma fonte, perceber se existem especialistas falando sobre o caso e, se possível, acessar o material de referência na íntegra. Também, lembre-se de verificar a credibilidade do veículo, como seu tempo de atividade e seu histórico de coberturas.
Redes sociais de candidatos:
Para acompanhar mais de perto o cotidiano dos candidatos, é possível seguir seus perfis nas mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter/X, TikTok, Youtube e outros mais. Na era digital, encontramos candidatos ativos nessas plataformas, atualizando sobre seus projetos (profissionais e pessoais) e ações públicas, sendo uma maneira mais dinâmica e, de certa forma, intimista, de acompanhar o cotidiano dessas pessoas.
Assim como nos veículos informativos, essa é uma mídia que não pode ser consultada de maneira exclusiva. A imagem dos candidatos que é transmitida para o público através de seus perfis é pensada e trabalhada rigorosamente por um equipe de profissionais da comunicação, fazendo com que algumas informações sejam estrategicamente selecionadas ou omitidas.