30 de Agosto de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Crédito: Pexels – CadoMaestro
Empresas brasileiras de diferentes segmentos possuem mais de 100 anos de atividade no país
Você sabe listar quantas empresas brasileiras estão ativas a mais de 100 anos? No primeiro momento, pode parecer difícil citar alguma marca ou produto que seja amplamente conhecido com tamanha longevidade. Mas a verdade é que muitos serviços que consumimos possuem histórias centenárias!
Manter um negócio por um longo período exige constante estudo do mercado e do consumidor, além de uma grande flexibilidade para adaptação dos serviços com o passar do tempo. Um artigo divulgado pelo Sebrae em 2023 revelou alguns fatores que contribuíram para o fechamento de empresas: pouco preparo pessoal, planejamento do negócio ineficiente, gestão do negócio não estratégica, e problemas no ambiente (eventos externos).
Neste compilado, reunimos 5 empresas que iniciaram as atividades antes mesmo dos anos 1900 e contribuíram para o desenvolvimento econômico do país, além da ampliação e inovação de produtos e serviços no território nacional:
Casa da Moeda do Brasil (CMB) – 1647
Crédito: Wikimedia Commons
A Casa da Moeda foi fundada ainda na época do Brasil colônia, sob ordem do governo português, com a finalidade de fabricar moedas com o ouro proveniente das minerações. Completando mais de 300 anos de atividade, a estatal fabrica, ainda, produtos na área metalúrgica, como moedas e medalhas comemorativas, distintivos e comendas, utilizando metais nobres como ouro, prata e outras ligas.
Na área de impressos, produz documentos de segurança diversos como passaportes, selos fiscais, selos postais, diplomas, certificados e outros produtos gráficos de segurança. Seu complexo industrial fica em Santa Cruz, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
Universidade Presbiteriana Mackenzie – 1870
Crédito: Reprodução/Internet
O Instituto Presbiteriano Mackenzie iniciou suas atividades em 1870, quando um casal de missionários presbiterianos chegaram à cidade de São Paulo. No ano seguinte, o casal constituiu a Escola Americana, embrião do Colégio, que recebia meninos e meninas sem fazer destinção de sexo, credo ou etnia. A fama da Escola Americana chegou aos ouvidos do advogado americano John Theron Mackenzie que, sem nunca ter vindo ao Brasil, deixou em testamento uma doação à Igreja Presbiteriana americana para que se construísse no Brasil uma escola de Engenharia. Desta forma, tem início o nome utilizado até hoje: Mackenzie.
Casa Granado – 1870
Crédito: Reprodução/Site Granado
Fundada em 1870 pelo português José Antônio Coxito Granado, a Granado é uma das boticas mais tradicionais do país. Em seus primórdios, a ‘pharmácia’ manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras. Além desses medicamentos, produtos europeus eram importados e suas fórmulas eram adaptadas para o público brasileiro. A farmácia se tornou uma das fornecedoras oficiais da Corte. Dom Pedro II, em 1880, conferiu à Granado o título de Pharmácia Oficial da Família Imperial Brasileira.
Jornal O Estado de S. Paulo – 1875
Crédito: Reprodução/Site Estadão
O jornal O Estado de S. Paulo, teve sua primeira circulação em 4 de janeiro de 1875 com o nome “A Província de São Paulo”. Fundado com ideais republicanos, os primeiros materiais contavam com uma tiragem de 2.025 exemplares e com quatro páginas, sendo uma delas dedicada aos anunciantes.
Com a proclamação da República, em 1889, o jornal decidiu mudar o seu nome para ‘O Estado de São Paulo’. O veículo teve grandes marcos políticos e culturais, como a difusão da obra “Os Sertões” (1902), por Euclides da Cunha. O Estadão é um dos jornais mais antigos do país em circulação.
Hering – 1880
Crédito: Reprodução/Site Hering
Fundada no ano de 1880 pelos irmãos alemães, Bruno e Hermann Hering, na cidade de Blumenau (SC), a Hering é uma das mais tradicionais empresas de moda do Brasil. A empresa começou sendo uma pequena fábrica de malhas e tricô, mas ao longo dos anos, se transformou em um dos maiores conglomerados de moda do país.
Hering é a palavra alemã que designa o arenque (pequenos peixes gordurosos do género Clupea), por esse motivo o logotipo da companhia é composto de dois peixes, um simbolizando cada irmão. O controle da empresa permaneceu até o ano de 2021 nas mãos da família Hering, data em que o grupo carioca SOMA fechou acordo de aquisição total da Cia. Hering e todas as suas marcas.