13 de Agosto de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Crédito: Anna Shvets – Pexels
O crescimento do uso da internet passou por todos os grupos, mas entre os idosos, os números aumentaram rapidamente.
Atualmente, muitos aplicativos permitem a personalização de configurações no smartphone, o que colabora com a inclusão digital.
Em 2022, entre as 185,4 milhões de pessoas de 10 anos ou mais de idade do Brasil, 87,2% (ou 161,6 milhões) utilizaram a Internet nos últimos três meses, ante 84,7% em 2021. Esse é o resultado do módulo Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua, divulgado em novembro de 2023 pelo IBGE. O crescimento do uso da internet passou por todos os grupos, mas entre os idosos, com 60 anos ou mais de idade, os números aumentaram rapidamente. Em 2016, a proporção de idoso que usavam a internet era de 24,7%, subindo para 62,1% em 2022.
O maior percentual de idosos utilizando a Internet estava no Centro-Oeste (69,4%) e o menor, no Nordeste (51,3%). Entre as UFs, o Distrito Federal (82,2%) foi líder, seguido pelo Rio de Janeiro (72,3%), Roraima (71,6%) e São Paulo (70,6%). No fim da lista, Paraíba (48,7%), Maranhão (46,4%) e Piauí (45,9%).
Sabendo dessa constante evolução para a inclusão digital, reunimos 5 aplicativos que permitem a personalização do dispositivo celular, além de apps que facilitam encontrar a localização e preservar a segurança de dados sensíveis, ajudando na organização virtual do público maduro.
Big Launcher
Crédito: Google Play
Big Launcher é uma ferramenta que substitui a interface do usuário de qualquer telefone ou tablet Android, oferecendo ícones maiores e facilmente reconhecíveis, além de limitar as opções, mostrando somente as ferramentas essenciais para o uso do aparelho. É possível configurar e personalizar as telas com os contatos básicos, atalhos, aplicativos e widgets.
Pessoas com problemas de visão também podem aproveitar esse aplicativo, pois facilita a leitura e utilização.
O Teclado para Idosos
Crédito: Google Play
Ainda focando na adaptação das ferramentas do dispositivo, o Teclado para Idosos oferece novos formatos de teclado, com teclas serem maiores e organização por ordem alfabética. Também é possível alterar o tamanho da fonte e adicionar vibrações e sons enquanto digita.
1Password
Crédito: Google Play
Reunindo todas as informações de senha encriptadas em um local só, o 1Password permite que o usuário acesse-as a qualquer momento por meio de uma senha de desbloqueio geral, ou mesmo pelo reconhecimento da sua digital. É possível gravar dados e informações pessoais, e todas as informações podem ser bloqueadas em caso de roubo do celular.
O aplicativo também dispõe de opções familiares, permitindo o compartilhamento de dados entre todos.
Podcast Rádio Música
Crédito: Google Play
Passando para o entretenimento, o Podcast Rádio Música é um aplicativo gratuito que contém livros em áudio, streaming de músicas e uma biblioteca com mais de 300 mil podcasts disponíveis de forma gratuita. Este aplicativo é um recurso perfeito para quem gosta de ler, mas que possui alguma dificuldade visual.
Life360
Crédito: Google Play
O Life360 é um aplicativo usado para rastrear a localização atual do indivíduo. Ele é utilizado em grupos, onde é possível criar mensagens personalizadas para uma rápida comunicação. Também é registrado o trajeto que foi percorrido por cada membro do grupo. Ainda, é possível incorporar um recurso de botão de “pânico” virtual, que fará uma chamada automaticamente e enviará um SMS e coordenadas de GPS para todos os membros do círculo pessoal do usuário.