Confira o que rolou na sétima edição da MaturiFest 2024

16 de Agosto de 2024 | Larissa Gabriel Alvares

palestra na maturifest

Crédito: Reprodução The Silver Economy

MaturiFest 2024

Festival de trabalho e empreendedorismo +50 contou com mais de 60 palestrantes nos painéis.

A sétima edição da Maturifest 2024, maior festival de trabalho e empreendedorismo 50+ da América Latina, chegou ao fim nesta sexta-feira (16). Durante os três dias do evento, painéis e oficinas práticas ofereceram um panorama geral da diversidade etária no mercado de trabalho. De artistas à empreendedores, de influenciadores à escritores, nomes de diversas áreas puderam compartilhar suas experiências com o público no ramo da longevidade.

O festival contou com mais de 60 horas de conteúdo que ainda pode ser acessado, dentro do tempo limite, pelo Youtube. Nós da equipe do The Silver Economy marcamos presença no evento e compilamos aqui, para você, os principais momentos da MaturiFest 2024:

Dia 1 – 14/08:

Painel: Brasileiros 50+ no exterior: Vencendo Fronteiras e Desafios

O primeiro dia do evento foi exclusivamente online, e contou com a presença de Beia Carvalho, palestrante e futurista; Enio Sarti, ex-professor no Brasil vivendo há 12 anos na Inglaterra; e Zaza Fernandes, artista e produtor, no painel para discutir experiências e desafios de brasileiros 50+ que pretendem residir ou trabalhar no exterior.

Beia ressaltou a importância de ressignificar pensamentos e costumes já consolidados: “Se você não está com vontade de aprender um jeito novo de fazer as coisas, de respeitar um ponto de vista diferente do seu, não dá para você viver no exterior. Viver no exterior é isso! traz esse rejuvenescimento da mente”, disse a palestrante. Com mediação de Vera Íris Paternostro, jornalista, também foram abordados aspectos de planejamento e tomada de decisões.

Painel: Tecnologia e Futuro: IA, inovações e suas aplicações na prática hoje

Explicando sobre tecnologia e inovação, o palestrante Edney “InterNey” Souza, conselheiro de tecnologia e inovação, compilou conceitos chaves sobre a inteligência artificial generativa, também conhecida como IA, e realizou exercícios práticos das plataformas.

Edney contou sobre as formações históricas das ferramentas que temos hoje, e como elas sempre estiveram entre nós: “A gente está falando de uma evolução de 80 anos. […] o que estamos vendo agora é o ápice dessa tecnologia que está a muito tempo em desenvolvimento, e agora ela está incorporada em uma prática do dia-a-dia”, disse ele.

Lançamento de Livros – Escritores 50+ contam suas experiências

Com mediação de Petria Chaves, jornalista, os painelistas Seu Neyzinho, comunicador, Renato Noguera, filósofo e escritor; Deborah Telesio e Marie Felice Weinberg; ambas escritoras, fizeram uma roda de conversa sobre produção literária na maturidade.

Os autores relataram seus desafios e conquistas sobre suas obras lançadas, sendo elas: “Tinha um tsunami no caminho”, de Deborah e Marie, “De volta ao começo, uma jornada pelo envelhecimento”, de Ney Messias Jr e “Por que amamos?: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor”, de Renato Noguera.

Dia 2 – 15/08:

Painel: Falando a real: conversas inspiradoras sobre envelhecimento com grandes nomes

No segundo dia da MaturiFest2024, rolaram as oficinas práticas na parte da manhã. Os painéis seguiram com o modelo híbrido, na tarde. A primeira palestra contou com a participação de Claudia Ohana, atriz, Zeca Camargo, jornalista, Claudia Arruga, Idealizadora do perfil Cool50s, e mediação de Andrea Tenuta, Head de Novos Negócios da Maturi.

Aprendendo a lidar com o processo do envelhecimento, Claudia Arruga comentou sobre o combate à pressão imposta sobre a aparência da mulher: “Nos deixe envelhecer em paz”. Zeca ressaltou como o ciclo natural da vida não deve ser algo desanimador. Segundo o jornalista, não podemos “envelhecer o espírito, perder a vivacidade”.

Painel: Lançamento da pesquisa Maturi 2024: Mudança de carreira na maturidade

A equipe da Maturi, Juliana Vanin, fundadora; Mórris Litvak, CEO e fundador; e Gleisson Rubin, diretor; estavam em conjunto neste painel para divulgar em primeira mão os resultados da pesquisa autoral sobre transição de carreira na maturidade. Os dados, coletados de maneira online e voluntária, tiveram mais de 2 mil respondentes, com idade entre 43 a 82 anos. Dentre eles, 67,8% estão em diferentes estágios de planejamento ou de implementação de mudanças em suas carreiras. Para mais informações, acesse o material completo em https://www.nozinteligencia.com.br/maturi .

Painel: Conexões Intergeracionais: Unindo Gerações no Trabalho e seus desafios

Claudia Lombardi, especialista em canais digitais; Giuliana Silva Bento, assistente de VMO; João Luiz Cunha dos Santos, superintendente Jurídico; e Fabi Granzotti, Gerente de Projetos; reuniram-se neste painel com a mediação de Tati Gracia, analista comportamental.

Em um mundo onde quatro gerações estão coexistindo pela primeira vez, Claudia Lombardi traz uma dica essencial para a integração de diferentes idades no mercado de trabalho: “ouvir mais e falar menos”. A especialista explica como todos possuem formas diferentes de lidar com situações, e essa troca pode ser enriquecedora.

Dia 3 – 16/08:

Painel: Maturidade Feminina: Desafios e Conquistas com mulheres inspiradoras

Dilma Campos, mestre de cerimônias do evento, mediou o papo com Claudia Raia, atriz; e Silvia Poppovic, jornalista; sobre as transformações da mulher durante a maturidade. Silvia comentou sobre as dificuldades que enfrentou com as mudanças em seu corpo e em sua carreira, e como precisou se reinventar diversas vezes.

Claudia contou como se preparou desde cedo para maturidade: “‘disciplina’ é a palavra da minha vida”. A atriz relata como encontrou forças dentro de si mesmo sendo pressionada pela sociedade etarista.


Painel: Alta Liderança das empresas e a Diversidade Etária

Os painelistas Felipe Sobrinho, gerente de ESG da GOL Linhas Aéreas; Rony Santos, gerente Sr ESG Diversidade do Grupo Boticário; Warley Reis, diretor do Programa ao Cliente na Oracle; e Tamaly Amorim, gerente de diversidade e inclusão no Assaí; compartilharam como foi o processo de inclusão da pauta de diversidade etária em suas respectivas empresas. O painel teve mediação de JP Polo, empreendedor.

Tamaly ressaltou a importância de entender a inclusão etária como um setor essencial na diversidade, trazendo mais visibilidade à essa comunidade. Ela também explicou como esse movimento está intrinsecamente ligado ao negócio: “Quando você entra numa rede e se vê representado, você se vê representado em todos os pilares”. Respeito e transparência também foram tópicos mencionados.

Painel: Aprendizado Contínuo e estratégico: Upskilling, Reskilling e Lifelong Learning na Prática

O aprendizado contínuo impacta diretamente na qualidade na carreira profissional. Para discutir este tópico, o evento contou com a presença de Flavia Elizalde, diretora da Maturi; Milton Beck, diretor geral do LinkedIn para a América Latina; e Vicky Bloch, psicóloga e consultora de altos executivos, e teve mediação de Simone Queiroz, jornalista.

Vicky Bloch, com 73 anos, destacou que não se deve deixar organizações decidirem qual é o limite de nossa carreira e planos, priorizando os interesses do indivíduo. Para ela, o segredo para não estagnar é: ”ter uma paixão por alguma coisa, e evoluir essa paixão para um projeto”.

Festa de encerramento 2024

banner escrito discotek

A Maturi promove neste sábado, 17, a Festa ‘DISCOTEK MATURI FEST’, das 19h às 00h no Bubu Café Restaurante, em São Paulo. O valor é de R$ 40 + a taxa de R$ 4,00 e dá direito a uma longneck. O evento conta com a presença dos DJs: Ivy Abujamra e Thonon Jr.

1 Comment

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!