17 de Setembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Homem realizando anotações em um caderno | Créditos: Pexels – RDNE Stock project
De saúde à tecnologia, confira a seleção de cursos indicados pela equipe do The Silver Economy para pessoas maduras
Seja por hobbie, por necessidade ou por interesse em alavancar a carreira, os estudos são parte fundamental da experiência humana. O convívio social nos dá espaço para uma infinidade de trocas de saberes, e a partir daí, vivemos de geração em geração repassando o conhecimento que adquirimos ao longo da vida. Até mesmo para exercer nosso papel de cidadão nos dias de hoje, precisamos entender como funciona o sistema de governo vigente através do estudo.
Uma pesquisa realizada pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) chamada “What are the social benefits of education?” mostrou que pessoas que continuaram os estudos ao decorrer da vida são 18% mais felizes e realizadas do que as que não o fizeram. A pesquisa foi feita em 15 diferentes países.
Ainda, realizar tarefas ou obter aprendizados diferentes em um curto espaço de tempo ajuda a garantir que mais informações sejam armazenadas na memória. Essa constatação tem embasamento na pesquisa publicada na revista científica Nature, liderada por Michael Crossley, neurocientista da Universidade de Neurociência de Sussex, no Reino Unido.
Os benefícios da educação são incontáveis, e sua capacidade de transformar a vida, a realidade e a saúde de um indivíduo também. E a faixa etária não deve ser um limitador para a busca de conhecimento. Visando apoiar essa causa, a equipe do The Silver Economy separou alguns cursos e modalidades de estudo para pessoas com 50 anos ou mais:
Áreas recomendadas e sugestões de cursos:
Atualização Profissional: Cursos de atualização profissional são focados em áreas modernas, com ênfase no digital, seguindo tendências e atendendo as necessidades do mercado brasileiro atual. Além das estratégias para o uso visual, a gestão também é crucial para o funcionamento das empresas, por isso, muitas vezes as companhias optam por contratar profissionais longevos para a liderança de equipes.
Cursos: tecnologia digital, marketing digital e gestão de negócios.
A plataforma Udemy oferece variados cursos. Para acessar os cursos de marketing digital, clique aqui.
Hobbies e Interesses Pessoais: Hobby é uma palavra que vem da língua inglesa e significa “uma atividade realizada regularmente nas horas de lazer”. Em português, podemos traduzir como “passatempo”. Cursos que são feitos por hobbies ou interesses pessoais não necessariamente visam, em primeiro plano, um retorno financeiro. No entanto, oferecem a oportunidade de explorar paixões pessoais e podem ser uma excelente forma de relaxamento e alegria.
Cursos: artes, culinária, jardinagem e música.
É possível encontrar cursos livres de gastronomia no site do Senac, clicando aqui.
Programas de Educação Formal: Para quem busca aprofundar conhecimentos ou obter qualificações acadêmicas, programas de graduação ou pós-graduação são algumas das opções. Esses cursos podem oferecer uma compreensão mais profunda de um campo de estudo específico, abrindo mais portas de carreira ou sendo o início de um caminho no campo da pesquisa (como mestrado e doutorado).
Cursos: psicologia, economia, comunicação social, recursos humanos, ciência das computação e entre outros.
Para educação formal, é necessário entrar em alguma instituição acadêmica como a faculdade. Existem diversas faculdades com diferentes cursos e modalidades de ensino. Algumas universidades que podem ser citadas para os cursos sugeridos são: Anhembi Morumbi, Estácio e Cruzeiro do Sul.
Bem-Estar e Saúde: Para quem gosta de cuidar do corpo e da mente, existem alguns cursos que ajudam a profissionalizar esses hábitos, além de promoverem um estilo de vida saudável e equilibrado.
Cursos: yoga, meditação e nutrição.
A Hotmart, plataforma de cursos online, oferece diversos cursos de yoga por variados preços. Para conferir, clique aqui.
Desenvolvimento Pessoal e Profissional: Treinar habilidades de comunicação e organização pessoal podem ser muito vantajosas para se desenvolver em outras tarefas que exercitam a autoconfiança e a eficácia nas interações sociais e profissionais.
Cursos: comunicação eficaz, gestão do tempo e liderança.
A Fundação Bradesco tem diversos cursos remotos e gratuitos destinados justamente ao desenvolvimento pessoal e profissional. Para acessar essa área, clique aqui.