17 de Janeiro de 2025 | Larissa Gabriel Alvares
Fernando Teixeira em Capitão Astúcia | Créditos: Reprodução
Produção nacional já acumula 49 prêmios e tem estreia marcada para dia 6 de fevereiro
Dirigido e roteirizado por Filipe Gontijo, o filme Capitão Astúcia traz uma abordagem única sobre temas como etarismo, imaginação e as transformações no cinema nacional. Aos 80 anos, Fernando Teixeira interpreta o protagonista Capitão Astúcia, um idoso fascinado por histórias em quadrinhos que decide se transformar em super-herói, para o espanto de seu neto Santiago, interpretado por Paulo Verlings.
A obra promete ser um marco na representação de maduros em papéis de destaque no cinema nacional, e celebrar o amor à vida, à imaginação e às conexões humanas. Ela também traz à tona discussões sobre como a sociedade encara o envelhecimento, questionando estereótipos associados à velhice e os sonhos que persistem ao longo da vida.
Além de Fernando Teixeira e Paulo Verlings, o elenco conta ainda com Nívea Maria, André Deca, Yudi Tamashiro e Andrade Júnior.
O projeto saiu do papel quando a Papai Pequeno se uniu à produtora Caza Filmes, que em seus 12 anos de atividade esteve à frente de quinze curtas e dois longa-metragens. São co-produtores do longa a BdeVaca Filmes e a Ipê Amarelo Produções.
Trama
Capitão Astúcia traz a história de um antigo letreirista de quadrinhos, que aos 80 anos resolve se tornar super-herói para salvar o mundo da volta do Akira, um misterioso tocador de harpa laser que aparecia na TV nos anos 90. O herói arrasta o neto, o frustrado Santiago, nessa aventura. A parceria improvável se transforma em uma bela amizade conforme o neto é cativado pelo amor que o avô tem pela vida. À sua forma, Santiago se tornará um ajudante de super-herói para que o avô enfrente a velhice com a mesma valentia que encarna o herói Capitão Astúcia.
Segundo Gontijo, a ideia de criação do personagem é uma “junção” entre figuras clássicas como Dom Quixote e Capitão América, criando um herói brasileiro destacável.
O filme tem pré-estreia marcada para o dia 5 de fevereiro de 2025 no Rio de Janeiro, e a estreia nacional em 6 de fevereiro. Capitão Astúcia já acumula 49 prêmios, como o Troféu de Favorito do Público no 55º Festival de Brasília e no 17º Festival de Cinema dos Sertões. Na Itália, foi ovacionado por cerca de 2.500 estudantes.
Ficha Técnica
Direção e Roteiro: Filipe Gontijo;
Co-Roteiro e Montagem: Eduardo Gomes;
Produção Executiva: Érico Cazarré;
Produção: Caza Filmes e Papai Pequeno;
Gênero: Aventura, Fantasia, Drama;
Duração: 90 minutos.