Ana Maria Braga estrela campanha de conscientização sobre o VSR em pessoas 60+

07 de Julho de 2025 | Larissa Gabriel Alvares

Ana Maria Braga em campanha com GSK | Crédito: Reprodução

Ação, que vai ao ar nas redes sociais, une receitas afetivas à informação sobre saúde respiratória

A biofarmacêutica GSK convidou Ana Maria Braga para estrelar uma nova campanha, que vai ao ar nas redes sociais e tem como objetivo conscientizar a população sobre os riscos do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), especialmente entre pessoas idosas. Desenvolvida pela InPress, a ação propõe uma conversa acolhedora e informativa, misturando culinária afetiva e temas essenciais sobre saúde e prevenção, além de alertar sobre o aumento da circulação de vírus de transmissão respiratória durante o inverno e, principalmente, a contaminação cruzada entre avós e netos.

A ação vai ao ar em um momento em que há um aumento expressivo dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no Brasil. Segundo dados do Boletim Epidemiológico InfoGripe, divulgado pela Fiocruz, foram 40.363 casos hospitalizados com vírus respiratório identificado no país, e, entre estes, 45% foram causados pelo VSR nas quatro semanas anteriores ao dia 25 de maio. 

Na série de vídeos, a apresentadora abre as portas de sua cozinha para receber as convidadas Margarida Arcebispo, Avós da Razão e Mônica Bousquet para preparar receitas que atravessaram gerações, aquecendo e confortando filhos e netos nos dias mais frios. Enquanto cozinham, elas conversam sobre como cuidam da saúde para estar sempre perto da família, já que algumas doenças podem ter transmissão intradomiciliar. Idosos que convivem com crianças pequenas acometidas pelo VSR, por exemplo, têm até 22,6 vezes mais chances de contrair a infecção em casa.

Na GSK, temos o compromisso de promover a longevidade através da prevenção e a campanha reforça nosso papel em apoiar ações educativas que incentivam a vacinação e o cuidado integral com a saúde. Escolhemos um formato que mistura afeto e informação de qualidade, porque acreditamos que a prevenção começa com a sensibilização. Queremos estimular conversas nas famílias, especialmente entre gerações, para que mais pessoas conheçam os riscos do VSR e procurem um profissional de saúde para se protegerem”, comenta Rodrigo Favoni, Diretor da Unidade de Negócios de Vacinas da GSK Brasil.

A escolha de Ana Maria Braga como protagonista foi estratégica, pois ela reúne credibilidade e conexão com várias gerações. Queríamos que a mensagem sobre a importância da prevenção ao VSR chegasse às pessoas de maneira espontânea, como um papo na cozinha de casa, e nosso desafio foi criar uma campanha que unisse informação relevante com uma abordagem leve, para engajar a família em torno desta causa tão importante, que é a prevenção ao VSR entre os idosos”, afirma Marcelo Cia, Diretor de Marketing de Influência da Agência The Buzz Now.

Sônia Massara e Ana Maria Braga em campanha com GSK | Crédito: Reprodução

A campanha visa ampliar a conscientização sobre o VSR, que é um vírus conhecido da pediatria por causar bronquiolite em bebês, mas que ainda é pouco conhecido pela população adulta e representa um risco significativo para pessoas acima dos 60 anos, especialmente aqueles com condições crônicas, como diabetes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), asma e Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC).

Além de alertar sobre os riscos, a campanha busca estimular conversas sobre o tema, promovendo o acesso à informação e incentivando que mais pessoas procurem seus médicos para se informar sobre fatores de risco, sintomas e, principalmente, a prevenção através da vacinação.

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