01 de Fevereiro de 2024 | Hever Costa Lima
Os seniores estão se tornando cada vez mais adeptos da tecnologia Credito: Freepik
Como a internet e a tecnologia estão transformando a vida dos maduros e impulsionando a economia da longevidade
A internet e a tecnologia, que antes eram consideradas meras ferramentas de conveniência, agora se transformaram em um canal essencial para os maduros explorarem mais alternativas para satisfazer seus desejos e necessidades. Com isso, o comércio eletrônico continua a crescer reinventando o formato dos serviços on-line, possibilitando interações com indivíduos de diferentes cidades, estados e países.
“A pandemia elevou a conectividade dos seniores a outro patamar, por fazer parte do primeiro grupo a ser isolado, eles utilizaram a internet de forma exponencial para manter contato com o mundo externo, apesar das desconfianças e receios iniciais”, afirma Arine Rodrigues, fundadora e CEO do vida60mais – um marketplace de impacto social voltado para facilitar as escolhas dos seniores.
Arine Rodrigues, fundadora e CEO do vida60mais Crédito: Divulgação
Na visão da executiva, o público sênior que estava conectado e empoderado antes da pandemia se tornou um pilar de incentivo e apoio àqueles que estavam chegando ao mundo on-line, em sua maioria impulsionado pelo isolamento social. “A curiosidade e a competência com que os seniores se propuseram a participar desse novo mundo abriram um horizonte gigantesco de oportunidades”, diz.
A população com 50 anos ou mais está conectada à tecnologia, conforme demonstrado pelos seguintes dados da Pesquisa SPC Brasil:
- Acesso à internet: 70% dos indivíduos nessa faixa etária acessam a internet todos os dias.
- Uso de redes sociais: diariamente, 64% desses indivíduos estão ativos nas redes sociais.
- Compras on-line: 43% fazem compras on-line com alguma frequência.
Esses dados destacam a crescente digitalização da população madura e a importância de considerar suas necessidades e comportamentos no mundo digital.
Na introdução do ebook ‘Economia prateada: inovações e oportunidades com foco nos seniores’ da Seniortech Venture, o consultor, palestrante e escritor Felipe Figueira, aponta que a adoção da tecnologia e a conectividade abriram portas para uma variedade de atividades, incluindo pesquisas, compras on-line, manutenção de relacionamentos com familiares e amigos; participação em aulas e discussões sobre diversos temas e acesso à telemedicina.
“Fazer parte deste movimento global que envolve o mundo virtual tem estimulado um sentimento de identidade social, com benefícios cognitivos e no combate à solidão, um problema real e presente em muitas situações”, diz Arine.
Marcos Eduardo Ferreira, cofundador da Silver Hub – Crédito: Mauro Stanichesk
Na visão do cofundador da Silver Hub, uma aceleradora de startups especializada em soluções digitais para o público sênior, Marcos Eduardo Ferreira, no Brasil, alguns números chamam a atenção e precisam urgentemente se transformar em iniciativas de negócios. Ele também considera que ajustes na comunicação devem favorecer a interação do público maduro, com o mercado
Nesse contexto, Arine afirma que “é necessário garantir mais do que um simples atendimento”. A demanda é por estabelecer um relacionamento constante, utilizando a tecnologia como fundamento para esse público em constante crescimento. Ao desenvolver ou promover produtos e serviços voltados para o mercado da longevidade, é crucial considerar criticamente como a solução proposta contribui para uma vida mais longa e saudável. “A qualidade percebida do produto ou serviço precisa ser reconhecida pelo público-alvo”, ela acrescenta.
Confira os pontos essenciais do mercado da longevidade elencados pelo ebook ‘Economia prateada: inovações e oportunidades com foco nos seniores’
O mercado da longevidade
A denominada economia da longevidade está se fortalecendo no Brasil, com um movimento anual de consumo superior a R$1.6 trilhões. Este mercado emergente é alimentado por uma população madura que anseia por maior atenção das marcas, com mais de 80% expressando tal desejo, conforme dados do marketplace Vida60Mais.
Os maduros: consumidores críticos e engajados
Até 2030, espera-se que os indivíduos com 60 anos ou mais sejam responsáveis por 30,6% do consumo de bens no Brasil, segundo a consultoria SeniorLab. O consumidor maduro é descrito como crítico, engajado e ativo. Eles valorizam a atitude social, a consciência ambiental e o foco nas necessidades do consumidor, principalmente entre os 60+, segundo a Pesquisa Nacional Bússola 60+.
Desafios e oportunidades na era digital
Os longevos, que antes estavam online por necessidade e agora por comodidade, estão cada vez mais presentes no mundo digital. Eles impulsionarão o crescimento do país e demandarão inovações. No entanto, ainda existem desafios de usabilidade e layout na maioria dos sites e aplicativos para acompanhar os 60+. Por exemplo, há uma necessidade de adaptar cores e contrastes, fontes e formatos para um melhor conforto ao usar aplicativos ou ler sites.