03 de Dezembro 2025 | Redação The Silver Economy
Imagem: divulgação | Crédito: Fiteiro.
Estrelada por Iara Jamra, a produção une entretenimento e conscientização – principalmente voltada a idosos – para ensinar, de forma leve e divertida, como se proteger de fraudes online
A Muda Cultural, agência que viabiliza iniciativas de impacto para diversas áreas (social, educacional, saúde, cultural, entre outras), em parceria com o Nubank, lança “Faz a Conta: Não cai nesse golpe!”, uma websérie que transforma o cotidiano em ferramenta de aprendizado digital. Com estreia no YouTube, a produção combina humor, ficção e informação para ajudar o público a reconhecer e evitar golpes virtuais.
Protagonizada por Iara Jamra, atriz consagrada por trabalhos em Castelo Rá-Tim-Bum e Tieta, a série apresenta Glória, uma aposentada espirituosa, criativa e conectada que transforma suas experiências com fraudes digitais em conhecimento. Entre bordados, cafés e postagens, ela compartilha histórias inspiradas em casos reais, sempre com seu bordão certeiro: “Faz a conta!”.
“A Glória é sagaz, divertida e atenta. Uma personagem 60+ que comunica muito bem com a juventude. Ela nos lembra que conhecimento e bom humor são aliados poderosos para a construção de um ambiente digital saudável e seguro”, compartilha Ítalo Azevedo, sócio-diretor da Muda Cultural.
Com dez episódios, a série também apresenta personagens que refletem diferentes perfis da vida cotidiana: Gilvan, zelador prestativo e fiel escudeiro de Glória; Lurdinha, vizinha ingênua que se deixa levar por pequenos golpes; Nelsinho, amigo sempre em busca de conselhos sobre promoções e mensagens suspeitas; Juventina, a tartaruga de crochê e confidente silenciosa da protagonista; Zoroastro, o charmoso “crush” de Glória; Mercedes, seguidora virtual que cai em um golpe ao tentar ajudar o marido; e Marina, jovem hiperconectada que acredita em ofertas imperdíveis nas redes sociais.
Cada capítulo aborda um tipo de golpe digital — de promoções falsas e clonagem de WhatsApp a deepfakes — de maneira educativa e divertida. O resultado é uma produção que une narrativa envolvente, informação e humor como forma de empoderamento digital.
Informação como ferramenta de proteção
De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de estelionato digital cresceram 408% entre 2018 e 2025, e 24% dos brasileiros afirmam ter perdido dinheiro em golpes virtuais no último ano. Entre as vítimas, 16% têm mais de 60 anos.
“O avanço das tecnologias e a popularização dos pagamentos digitais criaram um ambiente fértil para o aumento das fraudes virtuais. O Brasil já ocupa o segundo lugar no ranking mundial de ataques cibernéticos, e golpistas se aproveitam da falta de informação para aplicar armadilhas cada vez mais sofisticadas. Cresce a urgência de traduzir o tema da segurança digital em uma linguagem acessível, e é justamente esse o papel do ‘Faz a Conta’, transformando informação técnica em aprendizado cotidiano”, finaliza Ítalo Azevedo.
Serviço:
Websérie: Faz a Conta: Não cai nesse golpe!
Onde assistir: YouTube da Muda Cultural
Realização: Muda Cultural, Ministério da Cultura e Governo do Brasil – Do lado do povo brasileiro
Patrocínio: Nubank
Viabilização: Lei Rouanet – incentivo a projetos culturais


