03 de Outubro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Homem maduro navega em dispositivo digital | Créditos: Kampus Production – Pexels
Com foco em pessoas com mais de 60 anos, projeto soteropolitano visa instigar autonomia e inclusão sociodigital de maduros
Iniciativa do Parque Social, em parceria com a Prefeitura de Salvador (BA), por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o Projeto 60+ Tech visa lecionar maduros a serem independentes digitais por meio do uso do celular, com foco em pessoas com mais de 60 anos. Monitores na área de Tecnologia da Informação (TI) e Educadores Sociais darão aulas aos longevos entre o período de outubro deste ano até agosto de 2025.
Metas do projeto
O objetivo do projeto é que, a partir do domínio das ferramentas digitais oferecidas pelo celular, os maduros possam ganhar autonomia e reduzir o seu isolamento social, uma vez que conseguirão se comunicar e acessar informações com mais facilidade. A inclusão digital desse grupo também ampliará suas oportunidades de comunicação, empreendedorismo e exercício da cidadania digital.
Ao longo destes 11 meses, a iniciativa beneficiará 240 idosos em 12 turmas diferentes. Serão organizadas quatro turmas por trimestre, cada uma com 20 alunos. As aulas serão presenciais às segundas e quartas-feiras, nos turnos matutino e vespertino, e irão contar com palestras e atividades práticas em vários espaços das comunidades soteropolitanas. Essencialmente, as aulas acontecem no Centro Vida Nova 60+, localizado no bairro do Garcia.
O material recebido pelos alunos inclui uma cartilha impressa com orientações gerais das ferramentas digitais, para que os maduros consultem e tirem dúvidas quando necessário. Ela também será útil para consulta mesmo após a conclusão do curso.
Perfis dos profissionais
As vagas disponíveis são para Educadores Sociais e Monitores na área de Tecnologia da Informação. Em ambas as vagas, é necessário que os profissionais tenham habilidade de comunicação com pessoas idosas.
No caso de Educadores Sociais, o profissional precisa ter o ensino superior completo em TI ou áreas similares, experiência com docência, conhecimento em estruturação de planos de ensino e material didático.
Já para monitores, é necessário ter apenas ensino médio completo e curso técnico em áreas afins, não sendo exigido o ensino superior. É requerida também experiência com monitoria na área da educação. Serão priorizados candidatos que estejam cursando a graduação em TI ou similares.
As inscrições devem ser feitas pelo link do formulário: https://docs.google.com/forms/d/1trKKDPlW0JvDog1miD9AqsRar3hkw75fhAQstUJOjhc/viewform?ts=66bdf26a&edit_requested=true
Serviço:
Vagas: Educadores Sociais; Monitores na área de Tecnologia da Informação.
Local: Salvador, Bahia.
Prazo de atuação: Outubro de 2024 à Agosto de 2025.
Link de inscrição: Clique aqui.