27 de Setembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Ana Carolina, influencer madura, posa para foto | Créditos: Reprodução Instagram – @anacarolinaapocalypse
De humor a esportes, influenciadores longevos produzem conteúdo para os mais diferentes nichos
Na era digital, a influência prateada vem ganhando cada vez mais espaço nas redes sociais da população brasileira. Seja no Instagram, no Tiktok ou no Youtube, pessoas maduras criam e compartilham conteúdos para os mais diferentes nichos, sendo reconhecidas pelo público e alcançando números grandes de seguidores, o que chama atenção de marcas e patrocinadores.
Se engana quem pensa que pessoas longevas não são engajadas nas redes sociais: entre as pessoas com mais de 60 anos, a proporção de quem usava a internet em 2023 ficou em 66% (22,5 milhões). Em comparação com todas as faixas etárias, a taxa ainda é a menor, no entanto, esse grupo é o que mais cresce, proporcionalmente, desde 2019, quando menos da metade (44,8%) desse público tinha contato com a internet. A expansão foi de 21,2 pontos percentuais. Em 2016, menos de um em cada quatro (24,7%) idosos acessava a rede. Os dados fazem parte de um suplemento da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgado em agosto de 2024, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além da questão da representatividade, a ascensão do mercado prateado, dentro e fora das redes sociais, é evidente e vai continuar progredindo. Com isso, torna-se necessário que os maduros se enxerguem nos espaços de mídia e conteúdo para se relacionarem com suas marcas.
Sabendo dessa presença, a equipe do The Silver Economy compilou cinco influenciadores maduros para você acompanhar, aprender, se inspirar e se divertir muito:
1. Vovó Maria (@vovomariaeoneto)
Vovó Maria | Créditos: Reprodução Instagram – @vovomariaeoneto
Tudo começou durante a pandemia, quando o neto de Maria Bezerra, Gabriel Soares, começou a gravar e postar brincadeiras com a avó para tirá-la do tédio. Logo, os vídeos viralizaram por conta do humor, e a dupla continua produzindo conteúdos divertidos para o público até os dias de hoje. Vovó Maria já foi convidada para grandes programas de auditório na TV aberta e até já se encontrou com outros influenciadores maduros.
2. Cleusa Uenaka (@cleusauenaka)
Cleusa Uenaka | Créditos: Reprodução Instagram – @cleusauenaka
Aos 73 anos, Cleusa é influenciadora e corredora de rua. As redes da atleta são repletas de vídeos praticando a atividade física e frases motivacionais. Cleusa inspira seus seguidores enquanto registra seu percurso de cinco quilômetros todos os dias, mantendo uma constância de mais de 1200 dias ininterruptos.
3. Vovô Anesio (@caioeovovoanesio)
Vovô Anesio | Créditos: Reprodução Facebook – Caio e o vovô Anesio
Com o objetivo de registrar memórias dos avós em vídeos, Caio Fiori começou a gravar suas interações com seu avô Anesio e publicá-las nas redes sociais. Não demorou muito para que o público se divertisse com a postura e as respostas irreverentes de Anesio. O avô e o neto continuam registrando o cotidiano da família, e, além de terem conseguido patrocínios para tratamentos médicos, Anesio superou sua depressão nesse processo.
4. Vovó Terezinha (@vovoterezinhaoficial)
Vovó Terezinha | Créditos: Reprodução Youtube – @vovoterezinhaoficial
Compartilhando seu dia-a-dia, Terezinha conquistou o público cozinhando, indo a aulas de ballet, produzindo memes, e brigando com a neta Nicole, que publicou seu primeiro vídeo viral na internet. Terezinha já participou de grandes reality shows de culinária, recebeu prêmios de melhor digital influencer e é patrocinada por marcas de alimento que usa em suas receitas.
5. Ana Carolina (@anacarolinaapocalypse)
Ana Carolina | Créditos: Reprodução Instagram – @anacarolinaapocalypse
Por medo de ser rejeitada, sofrer algum tipo de violência ou não conseguir oportunidades profissionais, Ana iniciou sua transição de gênero somente a partir dos 59 anos, e chamou atenção dos usuários por compartilhar seu cotidiano de maneira leve e descontraída nas redes sociais. A influenciadora revela que teve apoio da família e hoje se sente completa e realizada. Ana tem parceria com grandes marcas do mercado e já participou de um documentário onde contou sua história como pessoa LGBTQ+ com mais de 60 anos.