25 de Setembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Mulher madura segura e abana leque em onda de calor | Créditos: fizkes – ShutterStock
Processo natural, a menopausa ainda hoje é encarada como tabu na sociedade e tem grande impacto no psicológico das mulheres
82% das mulheres que passam pela menopausa relatam sintomas de depressão e ansiedade. Isso é o que aponta os resultados do “Teste da Menopausa”, feito pela PlenaPausa, primeira empresa do Brasil voltada ao tratamento de sintomas da menopausa. Entre agosto de 2021 e junho de 2024, o site colheu mais de 17 mil respostas de mulheres de todo o Brasil, com idade média de 47 anos.
Processo natural, a menopausa ainda hoje é encarada como tabu na sociedade, fazendo com que muitas informações sobre esse período biológico não sejam amplamente discutidas. Essa falta de espaço para troca de ideias afeta as mulheres tanto em âmbitos físicos como sociais. Segundo a pesquisa, 44% das brasileiras na menopausa se sentem menos produtivas e apenas 27% se acolhem e diminuem as cobranças internas neste momento.
Além disso, 91% relatam cansaço ou pouca energia, 89% sentem alteração de humor, 79% sofrem com dores musculares e/ou nas articulações e 15% se sentem doentes para trabalhar. Enquanto 89% dessas mulheres enfrentam instabilidade de humor, o que pode impactar diretamente no trabalho ou em outras áreas da vida social, somente 8% reduzem as horas trabalhadas por semana, para se sentir melhor ao lidar com os sintomas da menopausa.
Entendendo mais sobre a menopausa
Segundo o Ministério da Saúde, a menopausa é definida pela ausência de menstruação por 12 meses consecutivos e é determinada de forma retroativa, representando o término, permanente, da menstruação. O período marca o fim da fase reprodutiva feminina, que ocorre, geralmente, entre os 45 e 55 anos de idade. O Ministério também explica que o período antecedente da menopausa se chama climatério, e que sua chegada pode provocar irregularidades menstruais, hemorragias ou escassez no fluxo.
Dessa forma, entendemos que a última menstruação é chamada de menopausa e o período de passagem da fase reprodutiva para a fase de pós-menopausa é chamada de climatério.
Impactos no psicológico
A equipe do The Silver Economy entrevistou a psicóloga e psicanalista Vania Prata (CRP 42825-4) para entender mais sobre o impacto da menopausa no psicológico das mulheres.
Logo de início, a psicóloga destacou as principais questões emocionais levantadas por suas pacientes nesse período:
“As mulheres apresentam questões profundas com relação a:
– Sua identidade com o feminino, pois enfrentam o momento onde perdem a capacidade de reprodução. Também existe uma falta de identificação com o corpo, que muitas vezes fica distante da imagem criada de “corpo ideal”, causando problemas de baixa autoestima;
– Luto, pois com o advento da menopausa as mulheres sentem que estão envelhecendo e ficam com a sensação de finitude;
– Sexualidade abalada, pois com as alterações hormonais trazem um rebaixamento de libído e disposição física. As mulheres ficam mais sensíveis, ou mais irritadas, com fadigas e desmotivação, causando, muitas vezes, dificuldades nas relações interpessoais.”, constata a psicóloga.
Segundo Vania, as patologias psíquicas mais comuns nesses casos são a depressão, transtorno de ansiedade, transtornos de humor e distúrbios do sono. O acompanhamento ginecológico é essencial nessa etapa, já que os sintomas físicos variam de corpo para corpo, mas o acompanhamento psicológico e a realização de terapias ajudam as mulheres a entenderem esse processo a partir da conversa e da reflexão acerca do assunto:
“Valorizamos que as mulheres entendam que não existem só perdas na passagem pela menopausa, mas que elas possam entender que também há ganhos. Este momento de transição pode trazer um lugar para a reavaliação em seu papel familiar, no trabalho e nas relações, o que pode desencadear momentos de reconstrução e de descoberta na vida destas mulheres”, diz Vania.
Ainda, Vania alerta para estar atento aos sintomas físicos da chegada da menopausa, que também podem afetar ou abalar o psicológico, como fogacho (sensação de calor repentina), ressecamento, alterações hormonais, mudanças no corpo em geral como dificuldade de emagrecer, ganho de peso, flacidez, queda de cabelo e unhas quebradiças.
Vania Prata | Créditos: Arquivo pessoal
“Este momento da menopausa também pode ser vivenciado como um momento de libertação das expectativas sociais ligadas a elas, dando condição de mais autonomia e possibilidade de redirecionar suas energias para novas atividades e interesses”, completa a psicóloga.