6 de Setembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Crédito: Pexels – Brett Sayles
Marcando gerações, artistas icônicos continuam produzindo músicas e se apresentando na maturidade
Traço cultural, a música é uma forma de arte e manifestação que abrange uma diversidade de gêneros e estilos, os quais possuem nomes memoráveis de artistas que inovaram e revolucionaram os padrões até então conhecidos e consolidados.
Segundo um relatório divulgado em 2023 pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), os brasileiros ouvem, em média, 24,9 horas de música por semana. O tempo de consumo é maior do que o índice mundial, de 20,7 horas semanais.
Maior pesquisa global sobre consumo de música, o estudo foi feito com base nas respostas de mais de 43 mil pessoas em 26 países. O relatório mostra que o Brasil está à frente de países como os Estados Unidos (19,8 horas semanais), Reino Unido (19,6), França (18,1), Itália (20,9), Espanha (21,6) e Argentina (24,7).
Sabendo da incidência da música no cotidiano brasileiro, reunimos abaixo artistas 60+ que continuam a fazer história nos palcos:
Cantores nacionais
1 – Maria Bethânia
Crédito: Instagram – @mariabethaniaoficial
Um dos nomes mais marcantes da MPB, Maria Bethânia é cantora, compositora, produtora, atriz e poetisa brasileira, e leva títulos como “Abelha Rainha” e “Rainha da MPB”. Bethânia foi a primeira mulher a vender mais de 1 milhão de discos no Brasil. O último álbum lançado pela artista aconteceu em 2021, sendo o 35º disco de sua discografia, intitulado “Noturno”.
Maria Bethânia está atualmente em turnê pelo país com seu irmão, Caetano Veloso. A turnê “Caetano & Bethânia” iniciou em agosto de 2024 e tem previsão para encerrar em dezembro do mesmo ano. Novas datas foram abertas devido a alta demanda do público.
2 – Nando Reis
Crédito: Instagram – @nandoreis
Nando Reis é cantor, compositor e produtor musical brasileiro. Foi membro da clássica banda de rock dos anos 80, Titãs, entre 1982 e 2002. Nando ficou conhecido como um dos maiores compositores da sua geração, tendo muitas músicas regravadas por outros grandes artistas, como “O Segundo Sol” e “Relicário”, gravados por Cássia Eller; e “Resposta” e “É Uma Partida de Futebol”, gravados pelo Skank.
O artista anunciou neste ano o lançamento de “Uma Estrela Misteriosa”, um álbum triplo que será vendido separadamente: “Uma”, “Estrela” e “Misteriosa”. Os shows de estreia se iniciam no dia 20 de setembro de 2024. Nando confirmou participações de músicos de Pearl Jam, Nirvana, R.E.M. e Guns N’Roses nas músicas.
3 – Carlinhos Brown
Crédito: Instagram – @carlinhosbrown
Carlinhos Brown é cantor, compositor, produtor musical, arranjador, percussionista, multi-instrumentista e artista visual brasileiro. Foi o primeiro brasileiro a fazer parte da Academia do Óscar e a receber os títulos de Embaixador Ibero-Americano para a Cultura e Embaixador da Justiça Restaurativa da Bahia. Carlinhos participou do grupo Tribalistas, com Marisa Monte e Arnaldo Antunes.
Ao longo de sua trajetória, Carlinhos promoveu diversas revitalizações rítmicas, desenvolvendo conexões com suas raízes ancestrais e sendo engajado em questões sociais. Seu último álbum foi lançado em 2023, intitulado “Pop Xirê”. O artista participa ativamente de festivais e grandes shows. De 13 a 15 de setembro, Carlinhos estará em Paris com franceses, brasileiros e pessoas de diferentes nacionalidades na “Lavagem de Madeleine“. A Lavagem é um evento europeu que retrata um Brasil afrodescendente.
4 – Dinho Ouro Preto
Crédito: Instagram – @capitalinicial
Vocalista da banda Capital Inicial, Dinho Ouro Preto é cantor e compositor brasileiro. Na década de 80, participou de uma das bandas punks mais influentes de Brasília, Aborto Elétrico. O rompimento da banda deu origem a dois grupos marcantes: Legião Urbana e Capital Inicial – a qual Dinho participa até os dias de hoje.
O quarto álbum solo de Dinho foi lançado em 2020, intitulado “Roque em Rôu“, e conta com 12 regravações de bandas e artistas do rock brasileiro. A banda Capital Inicial está encerrando a turnê 4.0, com datas marcadas até o final deste ano.
5 – Alcione
Crédito: Instagram – @alcioneamarrom
Cantora, compositora e multi-instrumentista brasileira, Alcione é uma das mais notórias sambistas do país. A cantora recebeu a alcunha de “Marrom“, “Dama do Samba” e “A Voz do Samba”. Com trinta álbuns de estúdio e nove ao vivo, vendeu 8 milhões de cópias de discos em todo o mundo. Alguns de seus hits são “Você me vira a cabeça”, “Meu ébano”, “A loba”, e “Não deixe o samba morrer”.
O último álbum da artista foi lançado em 2020, com o título “Tijolo por Tijolo”. Em comemoração aos seus 50 anos de carreira, Alcione está atualmente em turnê internacional, e já passou por cidades da Europa e da África, como Londres, Lisboa, Porto e Angola.
BÔNUS: Nossa equipe se inspirou tanto neste tema, que pesquisou cantores internacionais para entregar um conteúdo ainda mais rico. Confira:
1 – Paul McCartney
Crédito: Instagram – @paulmccartney
Baixista e compositor da banda de rock mais influente da história, Paul McCartney trilhou seu caminho na indústria musical ao lado de seus companheiros, The Beatles. Paul é cantor, compositor, multi-instrumentista, empresário e produtor musical. Após seus lançamentos na carreira solo, o artista anunciou sua turnê mundial intitulada “Got Back Tour”. Paul voltará para o Brasil em outubro deste ano. O artista já esteve em cinco cidades brasileiras em 2023 e vendeu mais de 2 milhões de ingressos.
2 – Billy Idol
Crédito: Instagram – @billyidol
O cantor britânico Billy Idol é um dos grandes nomes que constroem a história do movimento punk. Billy iniciou sua carreira musical como integrante do Bromley Contingent, um grupo de seguidores do Sex Pistols. Após isso, o artista participou de outras bandas que seguiam a mesma visão da contracultura.
A partir de 1980, com o fim dos grupos, Billy Idol resolve investir em uma carreira solo. Mudou-se em definitivo para os Estados Unidos e lançou grandes hits como “Dancing With Myself”, “Rebel Yell” e “Eyes Without a Face”. Atualmente, o artista está em turnê pelo Canadá com seu álbum “Rebel Yell”.
3 – Joan Jett
Crédito: Instagram – @joanjett
Joan Jett é cantora, compositora, guitarrista, baixista, produtora musical e atriz norte-americana, descrita como uma das mulheres mais importantes da história do rock. Nos anos 70, participou da banda feminina The Runaways. E nos anos 80, formou a banda Joan Jett & the Blackhearts. Joan é reconhecida pelos hits “I Love Rock ‘n Roll” e “Bad Reputation”.
Atualmente, a banda Joan Jett & the Blackhearts está em turnê.
4 – Seal
Crédito: Instagram – @seal
Seal é músico, cantor e compositor britânico de origem brasilo-nigeriana. Entre seus maiores sucessos, está a canção “Kiss from a Rose”, trilha sonora do filme Batman Forever, pela qual recebeu três prêmios Grammy em 1995. Seal iniciou sua carreira durante a década de 80, cantando em clubes locais e bares. Após, juntou-se a bandas de funk britânico e blues. A clássica canção “Killer” se tornou um imenso sucesso em 1990, catapultando sua carreira.
Seal está em turnê mundial para celebrar os 30 anos dos clássicos álbuns “Seal I” e “Seal II”.
5 – Gloria Gaynor
Crédito: Instagram – @gloriagaynor
Gloria Gaynor é uma cantora estadunidense reconhecida por seus grandes sucessos da Era Disco, “Never can Say Goodbye”, “Let Me Know (I Have A Right)”, “I Am What I Am” e, principalmente, “I Will Survive”. “I Will Survive” fez muito sucesso e em 1980 ganhou o primeiro e único Grammy de Melhor Gravação para Disco Music.
Em setembro, a artista virá para o Brasil após uma década, com show solo. Ela também participará do Rock In Rio 2024.