Reinvenção na maturidade: empreendedorismo como um novo capítulo de contribuição econômica

No Brasil Cerca de 3,1% das pessoas que empreendem têm mais de 60 anos 
Crédito: Wavebreak Media – Freepik.com

4 de Dezembro de 2023 | Por Hever Costa Lima 

A jornada dos maduros na construção da economia prateada no Brasil por meio do empreendedorismo.

O empreendedorismo tem se revelado como uma alternativa viável e empolgante para aqueles que, mesmo após os cinquenta anos, desejam continuar contribuindo para a economia e se manterem ativos. Com a experiência de vida e a maturidade adquiridas ao longo dos anos, os seniores têm muito a oferecer no mundo dos negócios. Nunca é tarde para realizar um sonho, então supere os desafios e empreenda!

Em 2023, o Brasil presenciou um aumento acelerado no número de empreendedores individuais, com uma média de 7,2 mil novas empresas sendo abertas diariamente. Dentre esses empreendedores, mais de 650 mil são seniores, representando cerca de 3,1% do total de pessoas que empreendem no país, segundo o Sebrae.

Esses números destacam a crescente tendência do empreendedorismo na parcela sênior da população e a importante contribuição na construção da economia prateada. Isso ocorre em meio a uma mudança demográfica no país, onde as pessoas com 60 anos ou mais de idade representam 15,6% de brasileiros, um aumento significativo em comparação ao Censo de 2010, como revelou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Esses números mostram uma tendência clara de envelhecimento da população brasileira, com um aumento constante na proporção de idosos. Para boa parte desse grupo sênior, encontrar significado para essa fase da vida passa pelo empreendedorismo. 

Embora o mundo dos negócios e da inovação possa parecer dominado pelos jovens, a realidade é que muitos empreendedores com mais de 50 anos são tão proficientes em tecnologia quanto os mais jovens. 

A participação da população madura na internet tem se tornado cada vez mais significativa. De acordo com o Data8, 77% dos brasileiros com mais de 50 anos acessam a internet diariamente. Além disso, 43% dessa parcela da população realizou compras de produtos e/ou serviços online nos últimos 12 meses. Notavelmente, 7 em cada 10 brasileiros acima dos 50 anos utilizam as redes sociais para conexões profissionais. Esses dados indicam uma crescente autonomia digital entre os brasileiros maduros.

Os maduros 50+ têm muito a viver pela frente com possibilidade de encontrar uma nova atividade e empreender, seja para complementar a renda ou se manterem ativos e conectados ao mercado. Há diversas iniciativas que oferecem recursos e oportunidades para quem deseja empreender após os 50 anos.

 

Aqui estão algumas delas: 

  • Sebrae: oferece suporte para aposentados que desejam empreender. 
  • Labora: fomenta uma rede de empreendedorismo e trabalho do futuro para seniores. 
  • Aging2.0: é uma rede que fomenta iniciativas voltadas para o envelhecimento. 
  • Koala Hub: é uma plataforma que conectam profissionais e oferecem consultorias especializadas. 
  • Maturi: é um site com oportunidades de trabalho e empreendimento, mentorias e networking voltado especificamente para o profissional maduro. 
  • Lab60+: é um movimento que dá apoio a ações de transformação do sênior. 
  • Silver Hub: uma aceleradora de startups especializada em soluções digitais para o público sênior, é voltado a ajudar a desenvolver o mercado da longevidade na América Latina. 
  • Hiper50+: atuam desde 2015 nos mais inovadores projetos da Economia da Longevidade no Brasil e na América Latina. 

 

Sucesso no empreendedorismo 

A experiência de vida e a maturidade conquistadas com o tempo são excelentes ferramentas para criar e expandir um empreendimento de sucesso. A seguir, apresentamos algumas dicas para quem tem mais idade e pensa em empreender: 

  • Use a experiência adquirida: tudo o que você já viveu e as experiências pelas quais passou são ferramentas muito poderosas para construir um empreendimento de sucesso. 
  • Estabeleça uma ótima rede de relacionamento: crie conexão com parceiros, amigos, fornecedores, clientes e todos aqueles que possam ajudar no crescimento da sua empresa. 
  • Invista em capacitação: o maior obstáculo para muitos empreendedores é a falta de planejamento. A melhor saída é buscar capacitação e preparação para enfrentar os desafios do empreendedorismo. 
  • Faça um plano de negócios: antes de abrir uma empresa, é importante fazer um plano de negócios, escolher o ponto de venda e pesquisar os fornecedores. 

Portanto, nunca é tarde para começar a empreender. A maturidade é uma oportunidade para viver uma nova fase, busca rejuvenescimento e novas energias.  

Deixe sua resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

The Silver Economy

Postagens Recentes

Fique ligado nas novidades

Cadastre-se em nossa Newsletter semanal, e não perca nossas notícias!