Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub – Crédito – Mauro Stanichesk
4 de Dezembro | Por Cristián Sepúlveda Lazzaro
No cenário global, a longevidade está aumentando a taxas impressionantes. As pessoas estão vivendo mais tempo e com melhor saúde do que nunca. Esse fenômeno está criando um mercado em expansão que vai muito além das oportunidades de negócios na área da saúde. O envelhecimento da população representa uma série de oportunidades de negócios inexploradas em uma ampla gama de setores.
A visão que associa o envelhecimento somente às doenças está se tornando ultrapassada. Com os avanços, principalmente na medicina, melhores condições de saúde e saneamento, as pessoas acima de 50 anos estão vivendo cada vez mais, com boa saúde e, consequentemente, mais ativas.
A população idosa está desempenhando um papel cada vez mais importante no mercado de consumo. Conforme essa faixa etária continua a crescer em muitos países, as tendências de consumo entre os maduros também evoluem.
Essas transformações estão levando os idosos não só a gastarem em saúde, mas também a buscarem atividades que os mantenham ativos, como estudar, viajar, socializar e se relacionar, entre outras.
Por exemplo, de acordo com a pesquisa “US Census State of Small Business”, nos Estados Unidos, o grupo 50+ é o que possui mais empreendedores (negócios próprios) em comparação com outras faixas etárias. Além disso, os indivíduos com mais de 50 anos são responsáveis por mais de 50% do consumo e 83% das propriedades imobiliárias.
O mercado de Agetech, abreviação de “Age Technology” ou “Startups de Tecnologia para a Terceira Idade”, é um setor de rápido crescimento que se concentra em criar soluções tecnológicas e inovadoras para atender às necessidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas idosas.
Embora muitas Agetechs estejam concentradas em cuidados de saúde, existem diversas outras áreas nas quais as tecnologias podem ser aplicadas para ajudar os idosos.
Tecnologia Assistiva para o Lar: Desenvolvimento de dispositivos e soluções que facilitam a vida em casa para os idosos, como sistemas de automação residencial adaptados, sensores de movimento instalados em diferentes áreas da casa que podem detectar a atividade do usuário. Eles podem ser usados para monitorar quedas, controlar luzes automaticamente e fornecer informações sobre o comportamento do usuário.
Mobilidade Inteligente: Serviços de transporte e mobilidade adaptados para maduros, como aplicativos de compartilhamento de viagens com motoristas treinados para lidar com passageiros idosos, veículos adaptados e soluções de mobilidade em áreas urbanas.
Comunicação e Conectividade: Desenvolvimento de plataformas de comunicação que facilitem a interação com amigos, familiares e provedores de serviços, incluindo redes sociais específicas para maduros, aplicativos de chamadas de vídeo, aplicativos de mensagens simplificados e plataformas de compartilhamento de fotos.
Entretenimento e Cultura: Criação de conteúdo educacional, cursos online, jogos de memória, exercícios cognitivos, aplicativos de entretenimento adequados para a terceira idade, programas culturais e acesso a bibliotecas digitais.
Educação e Aprendizado ao Longo da Vida: Plataformas de aprendizado online, cursos de desenvolvimento pessoal, workshops, aulas de idiomas e programas educacionais adaptados às necessidades e preferências dos idosos.
Alimentação e Nutrição: Como aplicativos de nutrição personalizados para atender às necessidades dietéticas dos idosos.
Financeiro e Bancário: Soluções financeiras e bancárias que atendem às necessidades dos idosos, incluindo consultoria financeira, aplicativos de gerenciamento financeiro, serviços de planejamento de aposentadoria e seguros.
Estilo de Vida e Lazer: Roupas, calçados e acessórios específicos para idosos, além de produtos de beleza que atendem às necessidades da pele madura. Serviços de entretenimento ao ar livre, como excursões e eventos culturais, também podem ser explorados.
Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Produtos e serviços que incorporam práticas sustentáveis e responsabilidade social, reconhecendo a importância de questões ambientais e sociais para essa geração.
Essas são apenas algumas áreas em que as Agetechs estão inovando para atender às necessidades e melhorar a qualidade de vida dos maduros, além da saúde. O avanço da tecnologia tem o potencial de transformar diversos aspectos da vida das pessoas na etapa madura, trazendo à tona o real conceito da longevidade, proporcionando maior independência, segurança e bem-estar.
Sobre o autor: Cristián Sepúlveda, CEO da Silver Hub.
Especialista em Mercado de Longevidade, segundo a Fundação Getulio Vargas. Executivo com mais de 25 anos de experiência internacional (LATAM), ocupando cargos de direção em empresas multinacionais dos setores de Telecomunicações, BPO, Startup, Tecnologia e Serviços. Especialista na gestão das áreas de Transformação Digital, Inovação e Financeira. Também conhece as dores de empreender, já que co-fundou startups e, atualmente, investe e participa de conselhos consultivos de algumas delas.
Sobre a Silver Hub
A Silver Hub é uma aceleradora de startups que atua no mercado de soluções e produtos para o mercado da longevidade, aportando capital e mentorias para as agetech. Cofundada por Cristián Sepúlveda (CEO), Ex-Diretor Executivo da Atento – Telefônica; Marcos Eduardo Ferreira, ex- CEO da MAPFRE Seguros no Brasil e América do Sul, conselheiro e investidor e a executiva e empreendedora Arine Rodrigues, CEO do marketplace, Vida60Mais.
A Silver Hub continuamente está selecionando startups adequadas ao propósito de inovação de soluções e produtos para o público sênior. Terão prioridade as startups que tenham base tecnológica, potencial de escala e que estejam faturando. Para apresentar seu projeto contacte pela página da Silver Hub.