5 de Setembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Crédito: Pexels – Cottonbro Studio
Segundo a Câmara Brasileira do Livro, cerca de 16% da população brasileira acima de 18 anos afirma ter comprado ao menos um livro nos últimos 12 meses
A literatura brasileira é repleta de obras marcantes que fomentam a construção da identidade nacional. De ficção a livros de autoajuda, de relatos de superação a estudos culturais, a escrita é multigeracional e transforma a vida de muitas pessoas, sendo a base para educação, alfabetização e instigação ao pensamento crítico.
Em 2023, a Câmara Brasileira do Livro (CBL) apresentou uma pesquisa mostrando o retrato do consumo de livros no país. Entre os dados coletados, cerca de 16% da população brasileira acima de 18 anos afirma ter comprado ao menos um livro nos últimos 12 meses. Em outras palavras, o mercado editorial teve ao redor de 25 milhões de consumidores de livros, entre os quais 74% têm a intenção de comprar novamente nos próximos três meses.
O perfil do comprador está mais concentrado em mulheres, de classes C e B, predominantemente no Sudeste e Nordeste. 91% desses consumidores possuem níveis educacionais acima do Ensino Médio. Entre as atividades de lazer, além da leitura, observa-se um uso de redes sociais e acesso a streamings acima da média da população. As razões mais citadas para comprar um livro foram “crescimento pessoal” seguido de “lazer”.
A democratização do acesso aos livros se faz necessária de diversas formas. Por isso, compilamos obras de diferentes gêneros escritas por autores 50+ para você já colocar na sua lista:
A natureza da mordida
Data da primeira publicação: 2018 / Editora: Quixote
Autor: Carla Madeira
Idade: 59 anos
Crédito: Editora Quixote
“Somos felizes, Olívia, até o dia em que deixamos de ser. Aí notamos que a felicidade não é uma coisa abstrata, nem poética, nem complexa. Ela apenas está lá disponível e é sobretudo a ausência do irreversível”.
Biá é uma psicanalista já reformada e apaixonada por livros. Olívia é uma jovem jornalista que está devastada por uma perda recente. Uma pergunta agitadora dá início a interação entre as duas: O que você não tem mais que te entristece tanto? Aos poucos, descobrimos as histórias e dores de cada uma nessa amizade nascente.
O livro se destaca pela forma como aborda a dualidade do amor e do sofrimento. Somos apresentados ao amor como uma força poderosa, capaz de curar e destruir, explorando como as relações podem ser simultaneamente fonte de conforto e dor.
Sobre a autora:
Carla Madeira é escritora, jornalista e publicitária mineira. Foi a escritora de ficção mais vendida do Brasil em 2023. Seu sucesso com o romance “Tudo é rio” fez com que vendesse mais de 40 mil exemplares em 2021.
O arqueiro
Data da primeira publicação: 2023 / Editora: Paralela
Autor: Paulo Coelho
Idade: 77 anos
Crédito: Editora Paralela
“O arco é a vida: dele vem toda a energia. A flecha irá partir um dia. O alvo está longe. Mas o arco permanecerá sempre com você, e é preciso saber cuidar dele”.
Um homem estrangeiro chega a uma aldeia procurando por um indivíduo chamado Tetsuya, alegando que esse seria um dos maiores arqueiros do país. Um jovem garoto da aldeia o guia até Tetsuya. Após o encontro, e a partida do estrangeiro, o jovem se instiga pela conversa e passa a questionar Tetsuya. O livro é cheio de ensinamentos e metáforas, mas uma coisa é certa: o arco é a vida, a flecha é o intento e o alvo é o objetivo a ser alcançado.
Sobre o autor:
Paulo Coelho é um escritor, letrista, jornalista e compositor brasileiro. Ocupa a 21° cadeira da Academia Brasileira de Letras. Um de seus destaques é o livro “O Alquimista”, considerado como um importante fenômeno literário do século XX, já tendo vendido mais de 150 milhões de cópias, superando livros como “O Pequeno Príncipe”.
Canção para ninar menino grande
Data da primeira publicação: 2018 / Editora: Pallas
Autor: Conceição Evaristo
Idade: 77 anos
Crédito: Editora Pallas
“Independente da afirmativa de que a paixão ou o amor podem ser construídos e mantidos durante os longos tempos de vivência com a outra pessoa, Juventina parece ter construído esses sentimentos sozinha. Amou e se apaixonou sozinha.”
Fio Jasmim trabalha como maquinista e vive de relacionamentos temporários pelas cidades que passa. De destino, em destino, Fio constrói um amor, mas vai embora e deixa uma marca em cada mulher que fica para trás. A obra discute com maestria as contradições e complexidades em torno da masculinidade de homens negros e os efeitos nas relações com as mulheres negras. O livro inova na literatura brasileira com personagens negras que são descritas a partir de sua subjetividade.
Sobre a autora:
Conceição Evaristo é uma linguista e escritora afro-brasileira. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.
Tinha um tsunami no caminho
Data da primeira publicação: 2024 / Editora: DBA Editora
Autor: Deborah Telesio e Marie Felice Weinberg
Crédito: Editora DBA
“Nas muitas vezes que voltamos a falar sobre o tsunami, concluímos que ele provocou efeitos opostos, mas complementares, em cada uma de nós. No meu caso, me fez mais forte, mais corajosa e muito mais cuidadosa com as outras pessoas. Para ela, a prova a fez reconhecer e aceitar sua própria fragilidade.”
Deborah e Marie, amigas há quinze anos, enfrentaram uma catástrofe natural no dia 26 de dezembro de 2004. O tsunami de magnitude 9,1 na escala Richter deixou mais de 200 mil pessoas mortas na Ásia, e as autoras foram sobreviventes em meio a uma viagem de férias, na Tailândia. A narrativa alterna as experiências de ambas, desde o impacto das ondas até a luta pela sobrevivência.
Sobre as autoras:
Deborah Telesio é CEO e general management conduzindo negócios no setor de saúde na América Latina há 10 anos, e também tem duas décadas de experiência em Marketing de empresas multinacionais.
Executiva na área de Marketing, Marie Felice Weinberg é formada em constelação sistêmica e contação de histórias. Com ênfase em olhar as consequências das migrações, cortes e exclusões familiares, é mestre em Mulheres Imigrantes Empreendedoras.
Por que amamos: O que os mitos e a filosofia têm a dizer sobre o amor
Data da primeira publicação: 2020 / Editora: HarperCollins
Autor: Renato Noguera
Ano de nascimento: 1972
Crédito: Editora HarperCollins
“Amar é uma travessia que define aspectos centrais da nossa felicidade. Você não será capaz de amar sem antes saber quem você é. Sem ter outras pessoas que deem suporte para sua vida. Sem conhecer seu propósito”.
Por que amamos? O que está por trás desse sentimento que, segundo dizem, move montanhas? É se debruçando sobre a filosofia, a ancestralidade, mitos africanos, indígenas, orientais, ocidentais e até sobre a biologia que a obra nos leva a refletir sobre os diferentes significados do amor. O estudo nos faz pensar o amor como emoção coletiva e sua pluralidade de formas complementares.
Sobre o autor:
Renato Noguera é doutor em filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor, coordenador e pesquisador do Laboratório de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas. Com pesquisas nas áreas de educação (estudos das infâncias e com crianças) e filosofias africanas e indígenas. Também é autor, dramaturgo e roteirista de histórias infantis.