23 de Setembro de 2024 | Larissa Gabriel Alvares
Marcia Sena, CEO da empresa de serviços e cuidados, Senior Concierge | Créditos: Reprodução – Senior Concierge
Segundo pesquisas, o setor da economia prateada movimenta R$ 2 trilhões anualmente somente no Brasil
Dados fornecidos pela consultoria de pesquisas personalizadas, Data8, indicam que a economia prateada é responsável por movimentar cerca de R$ 2 trilhões de reais por ano só no Brasil, e já abrange cerca de 54 milhões de consumidores. O envelhecimento da população também já é um movimento notório no país. Após a divulgação das Projeções da População, feitas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2023, a expectativa de vida subiu para 76,4 anos, e a proporção de idosos (60 anos ou mais) na população brasileira quase duplicou em 23 anos, subindo de 8,7% (nos anos 2000) para 15,6% (em 2023).
Devido ao crescimento desse público, muitas startups e empresas surgiram para amparar a economia prateada, com produtos e serviços especificamente voltados para os consumidores maduros. Por isso, a equipe do The Silver Economy reuniu 10 negócios que focam na longevidade para você conhecer e se inspirar:
Silver Hub
Créditos: Reprodução
Silver Hub é a primeira aceleradora de startups focada no mercado da longevidade no Brasil. Fundada pelos investidores Cristián Sepúlveda e Marcos Ferreira, a rede ajuda empresas nascentes (ou seja, que ainda estão no early stage) a alavancar seu crescimento através de um programa específico apoiado por executivos C-Level com ampla experiência no mercado. Empresas em estágio inicial que utilizam tecnologia em seus modelos e possuem potencial de escalabilidade são o foco do hub, que busca serviços engajados em entregar soluções para o mercado dos sêniores no Brasil e América Latina.
Homens de Prata
Créditos: Reprodução
O projeto Homens de Prata consiste em programas semanais onde entrevistados maduros apresentam e debatem casos reais e suas experiências vividas, compartilhando conhecimento e gerando conteúdos bem humorados de interesse do público. Com o propósito de conectar homens da geração prateada e auxiliá-los na transição para a maturidade, Carlos Alberto Gallo (Cuca) apresenta o programa para os mais de nove mil inscritos no canal do Youtube do projeto.
Vida60Mais
Créditos: Reprodução
Concentrando uma variedade de produtos e serviços relacionados à saúde e bem-estar dos longevos, o marketplace Vida60mais atua em duas frentes: como Marketplace impulsionador da Saúde Física e Mental, e como Pilar Educacional. Arine Rodrigues é fundadora e CEO da startup que, em 2021, o Vida60mais foi reconhecido pelo selo de direitos humanos e diversidade conferido pela prefeitura da cidade de São Paulo.
Truvio
Créditos: Reprodução
Truvio é uma startup que oferece plataformas de cuidado e gerenciamento para mapeamento de risco individualizado, auxiliando cada funcionário em suas diferentes necessidades. A Healthtech tem como objetivo facilitar o gerenciamento da saúde de funcionários de grandes, médias e pequenas empresas por meio da organização preventiva, que abrange a redução de custos e abstenções por motivo de saúde.
Techbalance
Créditos: Reprodução
A Techbalance é uma healthtech que desenvolve ferramentas virtuais, permitindo que os usuários realizem fisioterapias digitais. O aplicativo avalia, monitora e cuida da saúde física e integral de adultos e idosos, utilizando técnicas e exercícios de cuidado preventivo. A empresa atende operadoras, hospitais, clínicas, laboratórios e meios corporativos.
Nandarê
Créditos: Reprodução
A Nandarê é um Centro de Saúde e Bem-estar Integral localizado em São Paulo dedicado ao envelhecimento ativo e pleno. Os cuidados com o cérebro e com o corpo tem como objetivo a prevenção de doenças, dores e más disposições, utilizando para isso tecnologias de última geração para avaliação física e cognitiva. Algumas das aulas e atividades guiadas oferecidas pelo Centro de Saúde são: fortalecimento muscular, pilates, dança, manejo de estresse e meditação, treino de memória, aula de celular e aula de inglês.
TeleHelp
Créditos: Reprodução
Com 17 anos de experiência, a TeleHelp oferece planos que envolvem dispositivos de segurança para pessoas longevas. Seu serviço principal envolve um botão de emergência que o idoso pode utilizar tanto em casa quanto fora dela, promovendo comunicação imediata com a central TeleHelp, que aciona os familiares e providencia assistência médica, como ambulâncias e teleconsultas, para os usuários. A ajuda imediata e especializada é disponibilizada 24 horas por dia.
Senior Concierge
Créditos: Reprodução
A Senior Concierge é uma empresa de serviços de cuidados e prevenção para pessoas maduras em São Paulo, oferecendo cuidados residenciais, concierge (profissionais que apoiam longevos nas mais diversas atividades, desde aquelas realizadas dentro de casa até longos passeios em ambientes abertas), acompanhamento hospitalar e outros trabalhos.
ISGAME – International School of Game
Créditos: Reprodução
A ISGAME é uma escola de desenvolvimento de videogame para crianças, jovens e adultos 50+. Além de ensinar pessoas de todas as faixas-etárias a jogarem jogos digitais, a empresa também ensina a desenvolver games. A escola é reconhecida pelo aplicativo Cérebro Ativo, que foi projetado para ajudar na melhora cognitiva e prevenção da Doença de Alzheimer. O aplicativo treina a memória, a atenção, a consciência corporal e o raciocínio lógico, utilizando Inteligência Artificial e Realidade Aumentada.
A startup aposta no desenvolvimento de habilidades, como criatividade e socialização, a partir da integração intergeracional, ajudando a fortalecer diversas áreas cognitivas.
SeniorGeek
Créditos: Reprodução
A SeniorGeek é uma startup que ajuda pessoas com 60 anos ou mais a desenvolver habilidades no mundo digital de forma simples e dinâmica através de cursos, workshops e bate-papos, tornando a tecnologia uma ferramenta acessível e auxiliando longevos que possuem interesse em empreender. A empresa possui planos de apoio individual ou em grupos, com programas personalizados.